O deputado federal, Pedro Cunha Lima (PSDB), vai apresentar a “PEC do Novo Magistério”, para os reitores de todo o Brasil que integram a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O convite foi feito nesta sexta-feira (27) pela reitora da Universidade Federal da Paraíba (UEPB), Margarethe Diniz.
Pedro fez uma visita à reitora para pedir apoio da universidade na mobilização da Proposta de Emenda à Constituição que cria o Magistério Público Nacional. Também participaram da reunião os professores Walmir Rufino (Diretor CCSA) e João Marcelo (Presidente do IDEP). Eles se colocaram à disposição do deputado no que se refere a mobilização e discursão sobre a PEC. Informaram ainda que realizarão um fórum na comunidade acadêmica para discutir a temática.
Durante a visita, o deputado se colocou à disposição da instituição, para lutar no Congresso Nacional por melhorias e fortalecimento da UFPB. De acordo com a reitora, os professores não possuem condições necessárias de trabalho e ainda sofrem com os baixos salários. “O professor neste país e não é valorizado”. Ela falou ainda das dificuldades vivenciadas pela universidade, pois foram retirados dos seus quadros de funcionários funções fundamentais como motoristas, vigilantes, profissionais de limpeza e de reparos. Também existem a dificuldades em relação ao custeio da universidade. “Tirar do custeio das universidades a terceirização”, disse.
A reitora falou ainda da situação dos servidores técnicos administrativos que podem ter melhoria salarial ao fazer mestrado e doutorado, mas não podem se afastar pela falta de um servidor substituto. “Temos a figura do professor substituto, mas não temos o servidor substituto”, explicou.
“Nós fomos pedir a ajuda da universidade e nos colocar à disposição para o fortalecimento da UEPB. Vamos nos engajar na luta para melhorar o custeio da universidade. Temos que investir da educação, pois o nosso País só terá futuro se nossas crianças e jovens tiverem acesso à educação de qualidade”, destacou.
Proposta – A PEC apresentada por Pedro Cunha Lima coloca que o salário dos professores em todo o País seja o limite remuneratório dos cargos de agentes administrativos, sanando assim as injustiças com a categoria.
“Nenhum agente administrativo poderá receber mais do que o subsídio do professor em último nível. Essa categoria será então a condição limite de todos os agentes administrativos nas três esferas de Poder. Com isso, eu não estou aumentando despesa em nada. Estou apenas colocando limites. Eu só não quero que outras funções dentro do serviço público ganhem mais que um professor”, disse.