O Partido Novo divulgou, nesta segunda-feira (5), uma nota afirmando que apoia formalmente o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A decisão foi tomada após reunião do diretório nacional e o principal motivo defendido pela sigla é o desempenho do presidente no combate à pandemia da Covid-19 no Brasil.
“Após detalhada análise técnica, consultas a juristas, discussões, e ampla reflexão sobre os fatos apresentados e consolidados pela CPI da Pandemia, o NOVO conclui de forma inequívoca que o presidente Bolsonaro cometeu crimes de responsabilidade previstos na Lei nº 1.079/50”, diz trecho da nota.
No comunicado, o Novo citou “alguns dos potenciais principais crimes” de responsabilidade cometidos por Bolsonaro. Segundo a agremiação, a pandemia “escancarou a incapacidade do presidente em liderar a nação”.
“A pandemia do coronavírus escancarou a incapacidade do presidente de liderar a nação. Todos os países viveram momentos trágicos. Porém, no nosso país, a crise foi agravada pelo descaso, omissão, incompetência e, possivelmente, corrupção do governo federal. Bolsonaro negou a gravidade da covid-19, boicotou e debochou das medidas básicas, estimulou aglomerações, recomendou remédios sem eficácia comprovada, disseminou desinformação sobre as vacinas e nada fez para conter a pandemia”, diz outro trecho.
A possível interferência de Bolsonaro em investigações da Polícia Federal, denunciada pelo ex-ministro Sergio Moro, também foi citada na nota.
Leia o comunicado na íntegra clicando aqui.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba