Financiamento

Parlamentares paraibanos se manifestam a favor da doação empresarial para campanhas

cassio-aguinaldo

Os parlamentares paraibanos já começaram a discutir propostas que serão levadas para a Comissão Especial da Reforma Política no Congresso Nacional. O senador licenciado Cássio Cunha Lima (PSDB) e o líder do PP na Câmara Federal, Aguinaldo Ribeiro, se manifestaram pelo retorno do financiamento empresarial de campanha.

Para o tucano, a experiência do pleito de 2016 evidenciou que não se pode retirar o financiamento empresarial e não colocar algo em seu lugar.

“O Congresso, após a experiência dessa eleição, vai ter que decidir sobre isso. Não dá para tirar o financiamento empresarial sem colocar algo no lugar”, disse ao se manifestar favorável ao retorno da doação de empresas.

Para Aguinaldo Ribeiro, a proposta mais viável é a que prevê que as empresas poderão estabelecer para quais candidatos a doação será repassada. “Qual empresa vai querer doar sem saber para quem vai doar?”, disse. O parlamentar defende que é preciso definir claramente o modelo de doação. “Hoje, a Lava Jato criminalizou todo tipo de doação”, afirmou o deputado, que é investigado pela operação.

Os deputados federais Efraim Filho (DEM) e Hugo Motta (PMDB) foram indicados para compor como membros titulares a Comissão Especial da Reforma Política.

Duas propostas devem ser apresentadas durante os trabalhos da comissão especial da reforma política, prevista para ser instalada nesta quinta-feira, 19. A primeira prevê que pessoas jurídicas possam doar para o fundo eleitoral e que o dinheiro seja distribuído de forma proporcional entre os partidos. A outra permitiria que as empresas façam repasses para o fundo, mas deixando claro para quais partidos ou candidatos devem ser doados os recursos. O fundo eleitoral, conforme as propostas, seria administrado pela Justiça Eleitoral.
Créditos: Blog do Gordinho