No último mês de março, foram completados dois anos da pandemia da Covid-19 na Paraíba, uma doença que matou até essa sexta-feira (8) 10.197 pessoas, além de 598.826 casos diagnosticadas positivamente com a doença.
E a classe política paraibana também não passou imune pelo vírus. Desde ex-governadores, ex-prefeitos e atuais parlamentares e gestores, muitos políticos contraíram a doença ao longo desses dois anos. A seguir, o Polêmica Paraíba elenca os atuais deputados estaduais e federais que foram diagnosticados positivamente e que a notícia se tornou de conhecimento público.
Deputados Federais
Pelo menos cinco dos 12 deputados federais titulares de seus mandatos na Câmara dos Deputados foram diagnosticados com a Covid-19 nos últimos 24 meses: Edna Henrique (Republicanos), Wilson Santiago (Republicanos), Wellington Roberto (PL) e Ruy Carneiro (PSC) e Damião Feliciano (União).
O caso mais grave foi o de Dr. Damião. O parlamentar contraiu a doença no início de 2021, em fevereiro, e passou três meses internado lutando contra as complicações da Covid. Por opção, a família decidiu não divulgar o quadro de saúde do deputado, o que ao passar das semanas aumentava a apreensão no cenário político paraibano.
Ainda com relação aos deputados federais, o suplente de deputado Rafafá (PSDB), enquanto assumiu o mandato na Câmara, em julho de 2021, também contraiu a doença.
Deputados estaduais
Já no âmbito da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), pelo menos 17 dos atuais 36 deputados titulares de seus mandatos contraíram a doença ao longo desses dois anos de pandemia. Infelizmente, um dos que contraíram a doença, o deputado estadual João Henrique, não resistiu e faleceu, em janeiro de 2021. Foram dois meses lutando contra as complicações da Covid.
O primeiro deputado estadual paraibano a contrair a doença foi Branco Mendes (Podemos), em junho de 2020. Outra curiosidade dentro da ALPB foi com o deputado Raniery Paulino (Republicanos). Ele contraiu o coronavírus duas vezes, sendo uma também em junho de 2020 e outra em em dezembro do mesmo ano. Da segunda vez, o parlamentar precisou se internar e passar por acompanhamento médico mais intenso.
Outros parlamentares que também contraíram a doença foram Taciano Diniz (União), em julho de 2020; Inácio Falcão (PCdoB), em setembro de 2020; Camila Toscano (PSDB) e Tovar Correia (PSDB), ambos em outubro de 2020; Ricardo Barbosa (PSB), em novembro de 2020; Hervázio Bezerra (PSB), em dezembro de 2020.
No ano seguinte, parlamentares como Manoel Ludgério (PSDB) e Cida Ramos (PT), ambos em março, e João Gonçalves (PSB), em agosto, também foram contaminados. Já neste ano de 2022 também foram diagnosticados os deputados Moacir Rodrigues (PL) e Chió (Rede).
Ainda, outros deputados contraíram a doença ao longo desses dois anos: Wilson Filho (Republicanos), Júnior Araújo (PSB), Felipe Leitão (PSD) e Jane Panta (PP).
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba