O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), apresentou Projeto de Lei Ordinária (PLO), visando garantir a prevenção e o combate a doenças do trabalhador rural associadas à exposição solar na Paraíba.
De acordo com Eduardo Carneiro, o projeto prevê ações permanentes voltadas à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças; medidas que reduzam a exposição do trabalhador rural ao sol nos períodos do dia com maior incidência de irradiação, e parcerias com empresas e entidades para pesquisa, produção e fornecimento de meios de proteção para esse público.
O parlamentar lembrou que o câncer de pele é o tipo mais freqüente da doença no Brasil e no mundo, acometendo principalmente pessoas com mais de 40 anos.
“Apresentamos esse projeto de lei por acreditar que investimento em prevenção é uma forma eficiente de evitar gastos com tratamento e de aumentar a expectativa de vida das pessoas, principalmente os trabalhadores rurais que precisam do nosso apoio e atenção. Por isso, defendemos a adoção de campanhas educativas, além de exames especializados para detectar o câncer de pele e outras enfermidades cutâneas”, disse.
Eduardo destacou ainda que estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê que até 2025 o país registre 704 mil novos casos anuais de câncer de pele, e até 2040, o Sistema Único de Saúde (SUS) pode gastar uma cifra superior a R$ 7,8 bilhões para custear procedimentos hospitalares e ambulatoriais em pacientes oncológicos.
Assessoria