O Instituto Cândida Vargas (ICV) recebeu, na manhã desta quarta-feira (8), 72 novos equipamentos hospitalares. A entrega proporciona melhorias para as usuárias e seus bebês. Dentro da lista dos novos equipamentos estão 10 ambu (reanimador manual) infantil; 30 camas; 20 esfigmomanômetro infantil; 3 aspiradores cirúrgicos; 3 oxímetros de pulso; 3 mesas cirúrgicas; 1 balança; 1 aspirador de pó/água e 1 cortador de grama.
No último mês de dezembro, o vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos) apresentou na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) uma emenda impositiva, incorporada na Lei Orçamentária Anual (LOA 2023), destinando recursos para aquisição de equipamentos e materiais permanentes para o Instituto Cândida Vargas. E diante do cumprimento dessa demanda, o parlamentar comemorou a entrega dos novos equipamentos.
“Os hospitais e demais unidades de saúde pública da nossa capital precisam ser bem cuidados e equipados. Por isso, destinamos mais de R$ 747 mil para o custeio de atividades, compra de equipamentos e materiais para hospitais e instituições filantrópicas que prestam relevantes serviços ao povo pessoense. Uma parte desses recursos foi orientada pelo nosso mandato para o Instituto Cândida Vargas, que presta um serviço especializado para gestantes, puérperas e recém-nascidos, e estava precisando de investimentos”, disse Marmuthe.
ICV – Referência em maternidade na Paraíba, o Instituto Cândida Vargas é considerado um dos melhores hospitais da área no Nordeste. O serviço atende mulheres residentes em João Pessoa e oriundas de outros municípios, inclusive estados vizinhos. Em 2022 foram realizados 4.102 partos entre natural e cesariano. O Instituto oferece uma série de serviços às usuárias, desde o pré-natal de alto risco, até a realização de partos e diversos cuidados com a mãe e o recém-nascido, sempre priorizando a humanização no atendimento.
“A maternidade vem construindo um novo modelo de atenção ao parto e ao nascimento, baseados na humanização do cuidado à Saúde. Por toda a gama de atendimentos que oferece, necessita de constante renovação e aquisição de maquinário, motivo pelo qual destinamos recursos. É essencial que investimentos dessa natureza sejam ampliados, tanto quanto possível, para que a rede hospitalar do Município se fortaleça e se torne cada vez mais dinâmica, moderna e ágil, oferecendo serviços de excelência”, concluiu Marmuthe.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba