A Embaixada dos Estados Unidos declarou hoje, em nota oficial, que apoia a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), mas não citou uma data específica para que a inclusão seja realizada.
“A declaração conjunta de 19 de março do presidente Trump e do presidente Bolsonaro afirmou claramente o apoio ao Brasil para iniciar o processo para se tornar um membro pleno da OCDE e saudou os esforços contínuos do Brasil em relação às reformas econômicas, melhores práticas e conformidade com as normas da OCDE”, informou a nota. “Continuamos mantendo essa declaração”.
Na nota, a embaixada norte-americana ainda salientou que “apoia a expansão da OCDE a um ritmo controlado” que leve em conta a necessidade de “pressionar as reformas de governança e o planejamento de sucessão”.
“Continuaremos a trabalhar com outros membros da OCDE para encontrar um caminho para a expansão da instituição”, finalizou o comunicado. “Todos os 36 países membros da OCDE devem concordar, por consenso, com o calendário e a ordem dos convites para iniciar o processo de adesão à OCDE.”
Fonte: UOL
Créditos: UOL