Paraíba é o primeiro estado brasileiro a adotar sistema de captação de energia solar em casas poplulares

A edição do Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOEPB) publicou nesta terça-feira (26) resolução do Conselho das Cidades da Paraíba sobre adoção do manual que fixa diretrizes para a utilização de tecnologias sustentáveis para a habitação de interesse social no Estado. O lançamento do Manual Construção Consciente, foi realizado na semana passada pelo governador Ricardo Coutinho, em solenidade realizada no Palácio da Redençã

painel fotovoltaicoA edição do Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOEPB) publicou nesta terça-feira (26) resolução do Conselho das Cidades da Paraíba sobre adoção do manual que fixa diretrizes para a utilização de tecnologias sustentáveis para a habitação de interesse social no Estado. O lançamento do Manual Construção Consciente, foi realizado na semana passada pelo governador Ricardo Coutinho, em solenidade realizada no Palácio da Redenção.

Com esta publicação, o Conselho das Cidades da Paraíba, ligado à Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), torna pública a resolução de plenário que, entre outros, comunica ao Ministério das Cidades a publicação do manual “Construção Consciente” do Governo do Estado da Paraíba, texto que objetiva orientar a produção habitacional com tecnologias sustentáveis e economicamente viáveis.

A resolução publicada também recomenda ao Ministério das Cidades que a produção habitacional financiada pelos programas do Governo Federal flexibilize a adoção de soluções sustentáveis para temas como: uso e reuso de águas, produção energética, urbanização, conforto térmico, de modo a trazer ganhos financeiros, sociais e ambientais para a população contemplada.

Preocupação não é recente – Ações ambientais e sociais do Governo do Estado demonstram que projetos nesta área já vinham sido pensados ou implementados há certo tempo. Segundo o engenheiro eletricista da Cehap, Diego Perazzo, os estudos para o projeto de Energia Solar Fotovoltaica datam de 2011, quando a Companhia avaliou o Plano de Habitação do Programa “Minha Casa, Minha Vida II”.

Em resolução publicada em fevereiro de 2014, a Cehap já recomendava a utilização deste tipo de energia em empreendimentos e unidades habitacionais. Também propunha ao Ministério das Cidades a instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica conectados ao sistema de abastecimento de energia elétrica, alternativa ou complementarmente, ao sistema de aquecimento de água do Programa “Minha Casa, Minha Vida” e em unidades de Habitação de Interesse Social nas regiões mais propícias, como o Nordeste e Centro-Oeste.

Segundo a diretora-presidente da Cehap, Emília Correia Lima, a Paraíba já tinha financiamentos para empreendedores que queriam colocar energia solar em suas construções. “Agora, com o lançamento do manual Construção Consciente, quem vai utilizar energia solar são as pessoas de baixa renda, as pessoas que precisam gastar menos”, disse Emília, observando que o Construção Consciente vai proporcionar economia para o cidadão e para coletividade.

A intenção do Governo do Estado é fazer com que a partir de agora todos os conjuntos habitacionais a serem construídos pela Cehap sejam levantados de acordo com as normas do manual Construção Consciente.