Analisando os dados obtidos do Comitê de Transparência, responsável pela elaboração dos critérios e parâmetros técnicos do Índice de Transparência do governo Federal
A Paraíba que em 2012 ocupava a 9ª posição no ranking caiu para a 18ªposição . O ranking avalia os sites de transparência de estados e municípios desde 2010. A análise existe por força da Lei Complementar 131 foi regulamentada em 27 de maio de 2010 pelo Decreto 7.185, mas, apesar das diretrizes apontadas pela legislação, fez-se necessária a criação de critérios e formas de avaliação das informações eventualmente disponibilizadas pela União, Estados, DF e Municípios.
Com base em parâmetros técnicos, foram criados índices que permitirão implementar um ranking, elencando governos com maior ou menor grau de transparência. O Índice de Transparência é, portanto, um meio de informar ao cidadão o nível de transparência das contas públicas.
O Cálculo do Índice de Transparência é feito a partir da somatória da pontuação de cada subitem dos três componentes, Conteúdo, Séries Históricas e Usabilidade teremos seguintes ponderações máximas:
C = Conteúdo, cuja pontuação máxima = 1.650 pontos (60% do total)
SH = Séries Históricas, cuja pontuação máxima = 200 pontos (7% do total)
U = Usabilidade, cuja pontuação máxima = 900 pontos (33% do total)
Cmáx + SHmáx + Umáx = 2.750 pontos (100%)
ou, em termos percentuais (Índice de Transparência)
A capital do estado por sua vez encontra-se na sexta posição. A primeira colocação ficou com Recife, 2º lugar Vitória,3º São Paulo, 4º Curitiba e 5º Belo Horizonte.
As análises dos anos de 2012 e 2014 estão disponíveis para visualização nesse link.
Continuamos de olho.