Polêmica

PANOS QUENTES: Adriano e João não falam sobre crise; aliados atuam para minimizar situação enquanto oposição se aproveita

PANOS QUENTES: Adriano e João não falam sobre crise; aliados atuam para minimizar situação enquanto oposição se aproveita

Procurado pela imprensa, o deputado Adriano Galdino (Republicanos) disse que não vai mais falar sobre o assunto envolvendo o nome do governador João Azevêdo e sua candidatura para 2024. 

Já do lado do governo, a informação que se tem é que não terá resposta alguma sobre as falas do deputado, para não alimentar a polêmica. O repórter da Arapuan, Fernando Braz, entrou em contato com o Secretário de Comunicação do Estado, Nonato Bandeira, que disse que também não iria falar sobre o assunto. 

Na mesma linha, os aliados de João Azevêdo e Adriano Galdino estão trabalhando para amenizar a situação tensa entre os dois. O núcleo do governo também tem agido neste sentido. 

Por outro lado, membros da oposição ao governo se aproveitaram da situação e após as declarações de Adriano no programa 60 minutos, começaram a prestar solidariedade ao deputado, a exemplo do deputado federal Ruy Carneiro. 

Entenda a situação:

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e pré-candidato ao governo do estado em 2026, Adriano Galdino, não compareceu à cerimônia de entrega de 113 novos ônibus escolares para municípios paraibanos, evento realizado nesta quarta-feira (15) no Centro de Convenções de João Pessoa. A ausência de Galdino no evento de grande repercussão, com um investimento de mais de R$ 65 milhões, gerou especulações sobre o seu descontentamento com os rumos da política no estado, após uma declaração do governador.

Aliados do parlamentar revelaram que a insatisfação de Galdino está diretamente relacionada à desistência de Deusdete Queiroga de disputar o governo em 2026, além do anúncio do lançamento de Lucas Ribeiro como pré-candidato ao cargo. A revelação de Lucas, feita pelo governador João Azevêdo, parece ter causado desconforto para Adriano.

Embora o evento tenha sido uma oportunidade para o governo estadual anunciar a expansão do transporte escolar, a falta de Adriano na cerimônia reflete as tensões no cenário político para 2026.

Nessa quarta-feira(15), durante entrevista no programa 60 minutos, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (PSB), reafirmou seu desejo em concorrer ao cargo de Governador do Estado nas próximas eleições de 2026.

Na ocasião, ele classificou a fala do Governador João Azevêdo como “desastrosa política e administrativamente”. O gestor estadual chegou a comentar que, caso decida lançar candidatura ao Senado em 2026, o vice-governador, Lucas, seria o candidato natural à sua sucessão.

Nessa entrevista à noite, que foi desastrosa do ponto de vista político e administrativo, o governador decidiu menosprezar e acabar com o evento de meio-dia. A entrevista foi desastrosa porque, do ponto de vista administrativo, ele tirou o foco da mídia do evento de segunda-feira pela manhã. Era para estarmos discutindo os investimentos e as obras que o governo está realizando em toda a Paraíba, mas, em vez disso, estamos aqui falando de política. Ontem e hoje, só se fala disso em toda a Paraíba, porque o próprio governador conseguiu obscurecer seu próprio evento com a entrevista que deu à noite”, afirmou em entrevista à Arapuan.

Por outro lado, Adriano destaca que, em um cenário que Daniella Ribeiro é candidata ao Senado, João Azevêdo pode correr risco na disputa pelo legislativo.