Mudanças

Palácio do Planalto confirma André Fufuca e Silvio Costa Filho como novos Ministros

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, na noite desta quarta-feira (6), que André Fufuca (PP) e Silvio Costa Filho (Republicanos) serão indicados para assumir, respectivamente, os ministérios do Esporte e Portos e Aeroportos.

Foto: Ricardo Stuckert

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, na noite desta quarta-feira (6), que André Fufuca (PP) e Silvio Costa Filho (Republicanos) serão indicados para assumir, respectivamente, os ministérios do Esporte e Portos e Aeroportos.

Aliados do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ambos os parlamentares são representantes do grupo político conhecido como centrão. Os novos ministros irão substituir a medalhista olímpica do vôlei, Ana Moser, que chefiava a pasta dos Esportes, e o ex-governador de São Paulo, Marcio França (PSB), que comandava a pasta de Portos e Aeroportos. A solenidade de posse deverá ocorrer quando Lula retornar da viagem à Índia, onde participará de encontro do G20.

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde desta quarta-feira (6/9) com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Rep-Pernambuco). Os deputados foram convidados, respectivamente, para os ministérios do Esporte e dos Portos e Aeroportos, e aceitaram o convite. A nomeação e posse serão realizadas no retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva da reunião do G20. O ministro Márcio França assumirá a nova pasta das Micro e Pequenas Empresas”, diz a nota divulgada pelo Planalto na noite desta quarta.

Líder do PP na Câmara, André Fufuca, 33 anos, está no terceiro mandato de deputado federal. Antes, foi deputado estadual no Maranhão.
Em vídeo divulgado à imprensa, o deputado agradeceu ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e aos deputados da bancada do PP na Casa pela indicação ao Ministério do Esporte. Fufuca afirmou, ainda, que a decisão de Lula “fortalece a democracia e honra os Poderes”.

Filiado ao Republicanos, Silvio Costa Filho tem 41 anos de idade e está no segundo mandato de deputado federal. No mandato anterior, relatou a aprovação do projeto que concedeu autonomia ao Banco Central.

Pedagogo, Silvinho, como é chamado por colegas, iniciou a carreira política como vereador, em Recife (PE). Também foi deputado estadual.
O novo ministro é filho do ex-deputado federal Silvio Costa, que se notabilizou em 2016 na tropa de choque da então presidente Dilma Rousseff, que tentou sem sucesso barrar o processo de impeachment que levou Michel Temer à Presidência.

Nos últimos dias, Lira afirmou que vê como legítima a busca por uma base mais ampla pelo governo, que ao se eleger não conseguiu obter ampla maioria no Congresso. No entanto, o presidente da Câmara também pontuou que via com naturalidade o fato de as siglas buscarem pastas com maior possibilidade de ter contato mais próximo com a população, a partir da aplicação de recursos nas bases eleitorais.

Fonte: Info Money
Créditos: Polêmica Paraíba