Na última sexta-feira (30) o presidente Lula (PT) esteve na Paraíba para participar da inauguração do lote II da Vertente Litorânea – canal Acauã-Araçagi, no município de Riachão do Poço, além de outras agendas em João Pessoa.
Desde que assumiu a presidência pela terceira vez, no ano passado, essa foi a primeira agenda de Lula em João Pessoa.
Entre os compromissos, Lula deu uma entrevista à uma rádio da capital. Suas respostas e declarações circularam nos principais meios de comunicação do país.
Devido à importância da passagem do presidente pela capital do estado, o Polêmica Paraíba resolveu reunir a opinião de cinco jornalistas e analistas políticos locais para saber o que pensam da visita.
Serão expressas as opiniões dos jornalistas Gutemberg Cardoso, Heron Cid (quem entrevistou o presidente), Maurílio Júnior, Júnior Gurgel e Walter Santos.
Gutemberg Cardoso
O jornalista Gutemberg Cardoso, que assina o Blog Gutemberg Cardoso, afirmou que Lula veio à Paraíba prestigiar politicamente o governador João Azevêdo (PSB), mas tendo em vista a ‘troca de favores’ para as eleições de 2026.
“Esta foi uma visita para começar a melhorar a relação política com João Azevêdo”, iniciou.
“O que Lula quer no futuro para 2026 é estreitar as relações para encontrar uma vaga para Veneziano na chapa de João Azevêdo. E ainda vai pedir mais, pelo menos uma vaga de vice para o PT na chapa de 2026 que João vai comandar”, emendou.
Clique aqui e assista a opinião na íntegra de Gutemberg Cardoso.
Heron Cid
Heron Cid começa seu artigo afirmando que Lula ‘devia’ uma viagem à Paraíba e que a dívida foi quitada em “grande estilo”. Para Heron, a entrevista teve dois tons.
Heron também compartilha da opinião de Gutemberg Cardoso de que Lula esteve totalmente alinhado com o governador João Azevêdo, destacando o prestígio dado a João por Lula: “Um prestígio político que Lula ainda tinha na gaveta de débito”.
Destacou também o fato de Lula não se meter nas diferenças de sua base no estado e em João Pessoa. A esse ponto da entrevista, Heron chamou de temperatura institucional.
Já o outro lado da conversa foi sobre pautas nacionais e internacionais, como a polêmica envolvendo Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes e o empresário dono da rede social X, Elon Musk. Lula também falou das eleições venezuelanas e de Nicolás Maduro.
A essa parte da entrevista, Heron disse notar um presidente “enérgico, contundente e decidido”.
Clique aqui e leia a opinião de Heron Cid.
Maurílio Júnior
Maurílio Júnior, em seu blog, foi breve e destacou a proximidade de Lula com a secretária estadual de Desenvolvimento Social, Pollyanna Dutra.
Segundo Maurílio, ela é “a queridinha do presidente” para concorrer ao Governo da Paraíba pelo PT em 2026.
Júnior Gurgel
Júnior Gurgel, no jornal online A Palavra, afirmou que Lula “quase destrói” o PT da Paraíba e também percebeu a aproximação de Lula com João.
“A passagem do presidente Lula – às escondidas do povo – por João Pessoa deixou o PT no seu menor patamar histórico, no Estado e na Capital. O tratamento dispensado, com desprezo, às lideranças formadas pela legenda que ele fundou, frustrou um exército de abnegados a causa, que apesar de ocultar seu descontentamento, estamparam em seu silêncio o desestimo e desencanto, ao sentirem-se abandonados por seu líder, que hoje corteja o PP e o PSB, onde se hospeda provisoriamente João Azevedo”, opinou.
Clique aqui e confira o texto na íntegra.
Walter Santos
Walter Santos é mais um que destacou o estreitamento da relação entre Lula e Azevêdo, ao dizer que a agenda do presidente “evidenciou concretamente seu reforço de relacionamento com o governador João Azevêdo, selando pacto de reciprocidade a respeitar, inclusive a pauta política em João Pessoa”.
O jornalista ainda diz que a cúpula do PT em disputa nas eleições de João Pessoa, com Luciano Cartaxo e Ricardo Coutinho, foi quem mais saiu perdendo dessa visita.
“Isto, em síntese, fulmina com as pretensões do ex-prefeito e do ex-governador Ricardo Coutinho em 2024, pois ambos saem muito fragilizados na atual campanha”, opinou.
Clique aqui e confira a opinião na íntegra.