A Coordenação de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), intensificou as ações da Operação Lei Seca. O novo ritmo de fiscalização iniciou no período compreendido entre a segunda quinzena deste mês e vai até fevereiro de 2020, quando ocorre a estação mais quente do ano, o verão. A época coincide com as férias escolares e o carnaval, em que se estima um aumento significativo de veículos circulando em todo o Estado, sobretudo nos munícipios litorâneos.
Segundo a assessoria do órgão, a Quarenta e cinco homens são os responsáveis pelas ações. Esse efetivo é composto por três equipes, cada uma com 12 agentes de trânsito e três policiais militares, que atuam nas fiscalizações de trânsito com o auxílio dos seguintes equipamentos: 14 etilômetros (bafômetros), 50 talonários eletrônicos, dois redutores de velocidade móveis, duas camas de faquir, 20 cones de sinalização e duas barreiras de sinalização retrátil. Nas ações são empregadas nove viaturas, entre elas dois reboques.
Segundo o major Edmilson Castro, coordenador da Lei Seca no Estado, as fiscalizações da Operação Verão têm o objetivo de coibir os abusos praticados por muitos condutores que ainda insistem em desobedecer às leis de trânsito, principalmente ao que se refere às infrações relacionadas à embriaguez ao volante.
“Com isso, a Operação Lei Seca vem atuando em ações isoladas e/ou em conjunto com os órgãos operativos do Estado e dos municípios, a fim de executar a fiscalização de trânsito, adotando pontos de abordagem em locais previamente determinados pela Coordenação, no sentido de agir preventivamente próximo às áreas de eventos, nos principais corredores de tráfego de veículos, visando proporcionar um trânsito mais seguro”, enfatizou major Castro.
Seguem, abaixo, os locais das fiscalizações:
– João Pessoa, em toda a sua faixa litorânea;
– Litoral Norte, nas praias de Lucena e Baia da Traição;
– Litoral Sul, nas praias de Jacumã (Conde) e Pitimbu;
– Outros locais a serem determinados pela Superintendência do Detran-PB.
Fonte: Polêmica Paraíba com informações da assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba com informações da assessoria