Articulações

'OBSTÁCULO': Mídia nacional destaca que ida de Azevêdo ao PSB pode dificultar a federação com o PT

Após a confirmação do retorno do governador João Azevêdo ao PSB, selado no último domingo (20), a Folha de S. Paulo destacou que a movimentação partidária de Azevêdo poderá ser um obstáculo no desejo do Partido dos Trabalhadores (PT) de formar federação com o PSB.

O jornal cita Azevêdo como, até então, a principal baixa do Cidadania após a aprovação da criação da federação partidária com o PSDB.

Além de o PSDB, comandado pelo grupo Cunha Lima, ser oposição à gestão estadual, o fato de o partido ter no governador de São Paulo, João Doria, seu pré-candidato à presidência da República, também influenciou na decisão. Azevêdo sempre deixou claro que votará no ex-presidente Lula. Ainda, o partido tem um concorrente na disputa pelo governo estadual: o deputado federal Pedro Cunha Lima.

Para o ex-governador Ricardo Coutinho (PT), ouvido pela reportagem da Folha, a ida do governador irá dificultar as tratativas entre PT e PSB, que ainda dialogam com PCdoB e PV por uma federação.

“[A filiação de Azevêdo] simboliza uma ação do PSB no sentido de rejeitar a federação porque a Paraíba não estava na mesa de negociação. Talvez seja simplesmente mais uma tentativa do PSB de criar obstáculos”, falou.

A reportagem também ouviu o presidente estadual do Cidadania na Paraíba, Ronaldo Guerra, que afirmou que Azevêdo já vinha sinalizando, que em caso de aprovação da federação entre Cidadania e PSDB, ele não teria condições de permanecer na legenda.

Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB, afirmou que a chegada de Azevêdo será importante e fortalece o palanque de Lula na Paraíba. O próprio também declarou que as negociações em torno da federação seguem abertas.

Agora, a situação partidária na Paraíba soma-se à indefinição quanto a quem será candidato ao governo do estado de São Paulo. A preço de hoje, o ex-governador Márcio França (PSB) e o ex-prefeito da capital Fernando Haddad (PT) desejam disputar o cargo. Uma federação entre as duas legendas implicaria na desistência de um dos dois da disputa.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba