Obama e Castro: aperto de mão histórico

O presidente dos EUA, Barack Obama, cumprimentou o ditador cubano Raúl Castro, na noite desta sexta (10), na cerimônia de abertura da Cúpula das Américas, na Cidade do Panamá. O encontro, breve, no qual ambos também trocaram algumas palavras, foi testemunhado pelos presidentes Rafael Correa (Equador) e Juan Manuel Santos (Colômbia), além do secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon.

 

15100867

Da Folha Online – Sylvia Colombo

O presidente dos EUA, Barack Obama, cumprimentou o ditador cubano Raúl Castro, na noite desta sexta (10), na cerimônia de abertura da Cúpula das Américas, na Cidade do Panamá. O encontro, breve, no qual ambos também trocaram algumas palavras, foi testemunhado pelos presidentes Rafael Correa (Equador) e Juan Manuel Santos (Colômbia), além do secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon.

Durante a cerimônia de abertura, Castro esteve sentado na mesma fileira que Obama, mas não houve contato entre eles.

Dilma, sentada na primeira fila, ficou ao lado do boliviano Evo Morales.

Cuba e EUA, com relações rompidas desde 1961, pouco após a Revolução Cubana, em 1959, ensaiam uma reaproximação que teve um dos pontos altos no dia 17 de dezembro, quando os países anunciaram, entre outras coisas, que reabrirão suas embaixadas.

Obama e Raúl devem ter um encontro formal neste sábado.

Nesta quinta, o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, e o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, já haviam se reunido por três horas na capital do Panamá.

Foi o encontro de mais alto nível entre Estados Unidos e Cuba desde 1958.