O deputado federal Luiz Couto (PT), mesmo não tendo sido eleito senador no domingo (07), obteve uma votação surpreendente. Apesar de chegar de última hora na disputa, ele foi o nome preferido dos eleitores em 81 cidades paraibanas e conquistou 792.420 votos, conforme dados da Justiça Eleitoral.
O resultado, além de revelar o potencial de Luiz Couto e do petismo na paraíba, demonstra o acerto na estratégia da coligação liderada pelo governador eleito João Azevedo, que apostou no voto casado para o Senado e quase elegeu os dois candidatos da chapa para as duas vagas em disputa.
Veneziano Vital do Rego (PSB) foi o campeão da disputa, com 844.786 votos. Ele obteve votação majoritária em 73 cidades paraibanas. Em boa parte dessas cidades, o candidato obteve uma expressiva maioria sobre os concorrentes, o que explica o fato dele ter sido eleito mesmo vencendo em uma quantidade menor de cidades.
Daniella Ribeiro (PP) venceu em 63 cidades, com 831.701 votos, e assim como Veneziano, com maioria expressiva em cidades importantes para a disputa, inclusive nos maiores colégios eleitorais da Paraíba, como João Pessoa, Campina Grande e Santa Rita. Na capital, foram 175.280 votos para a candidata, que se tornou a primeira senadora eleita para representar a Paraíba.
O voto casado, no entanto, se revelou nocivo para o senador Cássio Cunha Lima, que não conseguiu se reeleger. Ele só obteve 601.343 votos e obteve maioria apenas nas cidades de Araruna, Itapororoca, Riachão e São Bento. Todas as pesquisas divulgadas até o dia da eleição o colocavam como um dos mais prováveis eleitos.
O candidato do MDB, Roberto Paulino, só conseguiu vencer nas cidades de Guarabira, sua base eleitoral, e em Curral Velho. Diante de sua candidatura fragilizada pela condição do MDB e com poucos recursos do fundo partidário, a votação obtida em João Pessoa, 67.333 sufrágios, surpreendeu. No resultado geral, ele conseguiu 262.998 votos.
O candidato do PSOL, professor Nelson Júnior, recebeu 82.153 votos, enquanto que seu companheiro de chapa, professor Nivaldo Mangueira, recebeu 14.461 votos.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba