Em rápido encontro com o papa Francisco no Vaticano na manhã desta quarta-feira (19), o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), pediu que o pontífice reconsidere a decisão de não vir ao Brasil para a comemoração dos 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida. “Difícil, mas espiritualmente estou com você”, disse o papa a Doria, que esperou uma hora e meia pela audiência.
Nesta semana, Francisco enviou uma carta ao presidente Michel Temer (PMDB) dizendo que recusaria o convite de vir ao Brasil em outubro e cita a crise no país como um dos motivos. Em 2013, durante visita ao Brasil em função da Jornada Mundial da Juventude, o papa havia prometido retornar ao Santuário Nacional, em Aparecida (SP), para a festa de 2017.
O prefeito paulistano –que estava acompanhado de sua mulher, Bia Doria, e sua filha Carolina– criticou o Vaticano. “Acredito, sinceramente, que a orientação dada ao papa Francisco –um homem bom, de boa natureza, um homem sereno, equilibrado– talvez não tenha sido a melhor ao dizer a ele que não deveria considerar a hipótese de estar no Brasil em uma data tão importante”, disse a jornalistas após o encontro.
O prefeito paulistano encontrou-se com o pontífice nesta quarta no Vaticano “Eu entendo que talvez –não quero aqui fazer juízo, nem me cabe– não tenha havido uma orientação adequada ao santo padre porque não estar presente numa data tão importante quanto essa não me parece, talvez, a melhor medida. Mas quem sou eu para julgar o papa?”, comentou Doria.
O prefeito disse considerar Francisco “um revolucionador”. “Vem fazendo, à frente de seu papado, mudanças e transformações para modernizar a Igreja Católica”, comenta o prefeito. “Talvez um dos maiores nomes do século e uma figura papal
que vai deixar o seu nome registrado para toda a história”.
Em vídeo divulgado pela assessoria de imprensa da prefeitura, Doria aparece dando uma bandeira do Brasil ao papa. Em entrevista, o tucano disse que também entregou uma camisa da seleção brasileira assinada por todos os jogadores e um exemplar do livro “Gênesis” do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.
https://www.facebook.com/jdoriajr/videos/1416836101706530/
Fonte: UOL