O Senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) está em Assunção, capital do Paraguai, onde participou, nesta segunda-feira (12), do I Seminário de Infraestrutura de Transporte Rodoferroviário da América do Sul, que envolve os países do Mercosul e inclui também o Chile. No centro do debate estão duas alternativas de transporte para fortalecer a economia dos países que integram o Mercosul – Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina – mais o Chile.
Veneziano participa do Seminário em Missão Oficial do Senado Federal, na qualidade de integrante da Comissão de Infraestrutura, Transportes, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca do Parlasul – o Parlamento do Mercosul, ao lado do Deputado Federal Ricardo Barros (PP-PR), também membro da comissão; e do Senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado brasileiro.
“Nós estamos aqui em Missão Oficial do Senado Federal para debater duas propostas que estão sendo tratadas para investimentos, a fim de se estabelecer uma interação e uma integração maior entre os países, interligando, no caso dos investimentos ferroviários, o Oceano Atlântico com o Oceano Pacífico, do Porto de Paranaguá, no Paraná, até o Porto de Antofagasta, no Chile; e, na outra proposta, a proposta rodoviária, do estado do Mato Grosso do Sul até o Chile, interligando os mercados dos países integrantes destas rotas e fortalecendo as suas economias”, destacou Veneziano.
O Senador paraibano destacou a importância destas alternativas, considerando que elas vão reduzir os custos e a duração do transporte entre os países e, também, entre a América do Sul e a Ásia, o que terá um impacto extremamente positivo nas relações comerciais entre os países do Mercosul, incluindo também o Chile, e os países do continente asiático. “Termos uma redução de 40 por cento no valor do frete e de 14 dias na viagem, com 8 mil quilômetros marítimos a menos”, destacou.
Veneziano permanecerá nesta terça-feira (13) em Assunção, onde participará de mais uma reunião da Comissão de Infraestrutura, Transportes, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca do Parlasul, para uma avaliação dos temas discutidos no Seminário e o debate de outros assuntos referentes aos países membros do Parlasul.
Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria