Por Nonato Guedes
Com o candidato a vice oriundo da esfera militar – o major do Exército Eduardo Milanez, o MDB de João Pessoa disputará as eleições municipais sem coligação com outros partidos. “O partido optou por não fazer “conchavos” para consolidar alianças”, explicou o radialista Nilvan Ferreira, pré-candidato a prefeito, cujo nome será confirmado em convenção no dia 15. O senador José Maranhão, presidente do diretório regional e patrono da candidatura de Nilvan, considerou “especulações” os rumores sobre isolamento do partido na disputa eleitoral deste ano,
Maranhão centrou fogo nos adversários de Nilvan, criticando, por exemplo, a união do ex-senador Cícero Lucena (PP) com o governador João Azevêdo, do Cidadania, bem como a indicação da ex-secretária de Educação Edilma Freire como candidata do PV, partido presidido pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, que está concluindo seu segundo mandato. Nilvan confirmou o slogan da campanha com os dizeres: “O novo vem do povo” e referiu-se a contatos informais que tem realizado em lugares estratégicos de João Pessoa para ouvir reivindicações e encampá-las em seu programa de governo.
Enquanto isso, a pré-candidata do Partido Verde à prefeitura da Capital, Edilma Freire, reuniu-se ontem à noite com grupos de mulheres no bairro de Mangabeira, acompanhada da primeira-dama Maísa Cartaxo, coordenadora do projeto João Pessoa Artesã. Na oportunidade, Edilma defendeu o fortalecimento do programa “João Pessoa Cidade Criativa”, que nos últimos anos tem fomentado o artesanato e a economia criativa desenvolvidos pela força feminina da Capital. “Graças aos investimentos em artesanato e cultura popular que temos realizado nos últimos anos, João Pessoa hoje integra a Rede Mundial de Cidades Criativas, reconhecidas pela Unesco”, frisou.
De acordo com a professora Edilma Freire, essa condição favorável a João Pessoa tem fomentado a economia criativa da cidade e fortalecido diversas mulheres que têm se destacado com seus trabalhos no Brasil e no mundo. “Queremos seguir expandindo o programa “João Pessoa Cidade Criativa” porque entendemos que a força feminina desta cidade tem muito a mostrar e com o apoio da gestão municipal as mulheres podem seguir avançando e desenvolvendo suas habilidades, seja no artesanato, na gastronomia, no design e em tantas outras áreas que compõem o setor”, enfatizou Edilma.
A pré-candidata do PV também defendeu o fortalecimento do projeto João Pessoa Artesã que já beneficiou mais de mil mulheres com capacitações profissionais. “O João Pessoa Artesã foi criado para potencializar o artesanato produzido na nossa cidade. Graças a ele conseguimos não só o reconhecimento da Unesco como também a criação do Celeiro Espaço Criativo, que é uma vitrine para a comercialização das obras dos nossos artistas. Queremos seguir garantindo as oficinas, capacitações e parcerias para o fortalecimento do setor e das empreendedoras criativas da nossa cidade”, assegurou.
Fonte: os guedes
Créditos: nonato guedes