Numa iniciativa inédita fora de períodos eleitorais, diversos partidos políticos se uniram para produzir uma peça em defesa do posicionamento de centro.
A peça não identifica os partidos que patrocinaram sua edição, mas o Painel apurou que estão unidos na empreitada DEM, PP, PL, PRB, PSD, MDB, Avante e Solidariedade, ou seja: siglas da centro-direita à centro-esquerda.
O filme, de pouco mais de dois minutos, foi lançado nesta sexta (22) nas redes e defende a centralidade como chave para a solução de conflitos por meio do diálogo no campo democrático.
O vídeo não explora imagens de líderes nacionais, mas mostra trechos de discursos raivosos do presidente americano Donald Trump e do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, por exemplo, para criticar os extremos.
“Os extremos pregam o monopólio de que a solução está de um só lado e é excludente. O centro aceita o princípio de que a realidade é complexa demais para caber em monopólios e que por isso precisa incluir. Incluir o que há de bom em cada extremo para buscar no centro a solução prática dos problemas”, diz um trecho.
https://www.youtube.com/watch?v=XqlYbNeIfOQ
Fonte: Folha
Créditos: Daniela Lima