Paraíba - O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, esteve presente, neste sábado (15), em evento no Memorial das Ligas e das Lutas Camponesas, na cidade de Sapé, na zona da Mata Paraibana. Na ocasião, ele realizou um emocionante encontro com Elizabeth Teixeira e anunciou a desapropriação da Fazenda Antas, que fica localizada na região.
A fazenda é um marco da luta camponesa no Brasil. Ela foi o berço da Liga Camponesa Paraibana e palco do assassinato de João Pedro Teixeira, líder da causa, em abril de 1962.
“O Incra já possui os recursos e está finalizando a compra da Fazenda Antas”, contou o ministro.
O presidente do Incra, César Aldrighi, explicou que a aquisição faz parte de um conjunto de 20 propriedades adquiridas pelo governo federal no final de 2024, com um investimento de R$ 350 milhões. O processo já está em andamento no cartório para a criação do assentamento.
A desapropriação atende a uma das principais demandas das famílias camponesas e movimentos populares da região. Aproximadamente 30 famílias serão assentadas no local, que receberá o nome de Assentamento Elizabeth Teixeira. A medida também beneficiará as instalações do Memorial das Ligas e das Lutas Camponesas.
Encontro com Elizabeth Teixeira
A chegada do ministro coincide com as comemorações do centenário de Elizabeth Teixeira, que completou 100 anos em 13 de fevereiro. Nos últimos dias, a região sediou eventos como lançamentos de livros, marchas políticas e manifestações em defesa da memória camponesa.
“Realizar essa ação enquanto a senhora ainda está viva, com o movimento das Ligas Camponesas, é uma afirmação de que o campesinato resiste e existe”, destacou Alana Lima, presidente do Memorial das Ligas e das Lutas Camponesas, ao lado do ministro e de Elizabeth.
“É reafirmar que a luta deve continuar, mesmo quando a reforma agrária já deveria ter sido realizada em nosso país”, completou Alana.
Além da desapropriação, o ministro anunciou novas medidas de apoio à agricultura familiar na região, incluindo a aquisição de produtos como feijão, farinha e sementes de arroz vermelho.