discurso

Murilo Galdino defende causa municipalista durante discurso na tribuna da Câmara Federal

O deputado Murilo Galdino (Republicanos-PB) subiu à tribuna da Câmara dos Deputados para fazer uma defesa da causa municipalista, durante discurso em sessão extraordinária da Casa, na tarde desta segunda-feira (27), data que marca o início da programação da 24ª da Marcha dos Prefeitos em Brasília.

Foto: assessoria

O deputado Murilo Galdino (Republicanos-PB) subiu à tribuna da Câmara dos Deputados para fazer uma defesa da causa municipalista, durante discurso em sessão extraordinária da Casa, na tarde desta segunda-feira (27), data que marca o início da programação da 24ª da Marcha dos Prefeitos em Brasília.

Murilo salientou o significado do evento para o fortalecimento das pautas municipalistas. “Estamos iniciando uma semana muito importante, a marcha empunha a luta municipalista que tanto defendo, principalmente para as cidades pequenas que dependem exclusivamente das receitas federais e estaduais e estão em situação crítica com pleitos básicos na saúde e na educação”.

Ele fez um relato de alguns problemas enfrentados pelas prefeituras pequenas que dependem dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Nós recebemos relatos diários de gestores municipais que não estão conseguindo atender os compromissos. São  prefeitos penalizados com  cortes na receita e lidam na ponta com as dificuldades da população e pedidos que vão de um balde de água a um botijão de gás de cozinha”.

De acordo com o deputado, para que demandas básicas e novos desafios que se apresentam, sejam cumpridos pelas prefeituras pequenas, elas precisam receber um olhar diferenciado.  “A reforma tributária tem que beneficiar os pequenos municípios brasileiros, o Pacto Federativo tem de ser revisto para aumentar as suas receitas porque são eles que estão na ponta da corda. Um exemplo está no pagamento do piso salarial dos enfermeiros que é justo e deve ser pago à categoria, mas para que isto aconteça os municípios precisam de subsidio “.

Murilo encerrou seu pronunciamento saudando os prefeitos Adriano Wolff de São Sebastião do Umbuzeiro, Adelson Benjamin de Areial, Tota Guedes de Pedra Lavrada, Segundo Domiciano de São José do Sabugi, Aliny Povão de Cruz do Espírito Santo, Bira Mariano de Camalaú, Wenceslau Marques de Teixeira, Serginho Lima de Baia da Traição, Severo Luís de São Sebastião de Lagoa de Roça, Dr Lúcio de Itabaiana, Elias Costa de Jacaraú, entre outros gestores municipais paraibanos.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba