O corpo da escritora e historiadora Lourdinha Luna, ex-secretária de José Américo e de outras personalidades paraibanas, está sendo velado no Salão Nobre da Fundação Casa de José Américo, até 16h de hoje, de onde sairá o féretro para o Crematório Caminho da Paz, em Cabedelo. Ela faleceu na noite desta segunda-feira, de embolia pulmonar e outras complicações no quadro de saúde.
Com nome de batismo Maria de Lourdes Lemos de Luna, Lourdinha Luna, com 92 anos, nasceu em Areia, estudou em João Pessoa e complementou sua formação na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Era funcionária pública aposentada. Como secretária particular do ministro José Américo de Almeida, colaborou na elaboração de sua correspondência, livros, conferências e discursos.
Após a morte de José Américo empenhou-se para que sua residência abrigasse uma instituição cultural e de pesquisas sociais, como guardiã da obra literária do patrono. Criada a Fundação Casa de José Américo, nunca aceitou cargos de relevância, aceitando a função de secretária do Conselho Deliberativo, cargo que exerceu por mais de 20 anos.
Lourdinha Luna era membro da Academia Feminina de Letras e Artes da Paraíba e da Academia de Letras de Areia.