A população de João Pessoa já pode circular com mais comodidade e segurança entre duas das principais avenidas da cidade: a Epitácio Pessoa e a Beira Rio. Isso se tornou possível com as obras de drenagem e pavimentação da Rua Angelina Balthar, mais conhecida como a Rua do Capim. A intervenção na via, que margeia o Rio Jaguaribe, foi entregue na manhã desta segunda-feira (20) pelo prefeito Luciano Cartaxo.
A obra de urbanização foi a primeira etapa para o alargamento do trecho final da Av. Beira Rio e construção das pontes sobre o Rio Jaguaribe. A Rua do Capim ganhou pavimentação asfáltica, novas calçadas e sinalização de trânsito horizontal e vertical. Além disso, foi construído um novo girador, que organiza o acesso à Rua Ana Lúcia Begeti, e uma faixa de aceleração no encontro com a Av. Epitácio Pessoa.
“A PMJP fez um grande planejamento para acabar com os alagamentos da Beira Rio e melhorar o trânsito na região e a entrega da Rua do Capim é a primeira etapa dessa obra”, explicou o prefeito Luciano Cartaxo. “Essa intervenção vai garantir um tráfego mais seguro e tranqüilo para motoristas e pedestres e vai melhorar muito a vida de quem mora nesta região ou precisa passar por ela diariamente”, complementou.
Segundo o engenheiro da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinfra), Dilson Ribeiro, além do asfalto e da drenagem, a rua teve o nível alterado para evitar alagamentos. “Preparamos toda a rua para as futuras construções da ponte e para os desvios de trânsito. Em certa altura, subimos o nível e criamos uma pista de aceleração nas imediações da Epitácio Pessoa”, explicou.
Trânsito – As obras na Rua do Capim já estão promovendo algumas mudanças nos hábitos de trânsito na área, como explicou o superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Roberto Pinto. “Com a obra, a via passa a ser uma alternativa e ganha mais usuários. Outro destaque é a faixa de aceleração no encontro com a Epitácio, que impede a retenção do fluxo e permite que os veículos se incorporem naturalmente ao tráfego na Avenida”, explicou.
Meio-Ambiente – As intervenções na Beira Rio também tiveram preocupação ambiental em todas as suas etapas. Além de jardinagem, a Rua do Capim recebeu o plantio de novas mudas e o replantio de árvores que foram retiradas durante os trabalhos de alargamento da Beira Rio. No total, 32 Caraibeiras foram retiradas da Avenida, estando 16 em estado que possibilitava o replantio.
Em uma operação inédita na Capital, a PMJP realizou o transplante das 16 unidades e ainda garantiu o plantio de outras 320 mudas ao longo do Rio Jaguaribe e na própria Beira Rio. “Nós transplantamos as árvores que podiam passar pelo procedimento e plantamos 20 novas mudas para a reposição de cada uma daquelas que não puderam ser replantadas”, explicou o secretário municipal do Desenvolvimento Urbano, Hildevânio Macedo.
A ação superou as exigências do Código de Postura e do Código Ambiental do Município, que exigem o replantio de apenas uma muda para cada árvore retirada. “Ampliamos o número de mudas e também demos preferência às espécies nativas da mata atlântica. No lugar das Caraibeiras planamos Pau-ferro, Pau-formiga, Sucupiras, Ingazeiros e Ipês amarelos e roxos”, listou a secretária municipal do Meio Ambiente, Daniella Bandeira.