Covid-19

PANDEMIA: ministro Nelson Teich libera 77 leitos de UTI para a PB após alerta do governador João Azevêdo

A publicação já foi autorizada e estará sendo efetivada ainda essa semana, representando um valor de R$ 11 milhões, segundo o parlamentar. 

O coordenador da bancada federal da Paraíba, Efraim Filho (DEM), confirmou nesta terça-feira (28), que o ministro da saúde, Nelson Teich, autorizou a habilitação de 77 leitos de UTI para o atendimento aos pacientes com coronavírus na Paraíba. A publicação no Diário Oficial da União (DOU) já foi autorizada e estará sendo efetivada ainda nesta semana. As novas UTIs vão custar cerca de R$ 11 milhões.

A decisão do ministro ocorre após repercussão sobre o limite de leitos para o tratamento da Covid-19 na Paraíba, que pode se esgotar em breve. O alerta foi dado pelo governador João Azevêdo (Cidadania), em entrevista ao programa Rede Verdade, da TV Arapuan, em cadeia com a rádio Arapuan FM. Azevêdo reclamou sobre a falta de habilitação de leitos do Governo Federal no estado.

 “Não recebemos nenhum leito, e o que temos estamos comprando, através de um grande esforço para ampliar a rede de atendimento, que poderá ser rapidamente absorvida caso a população não atenda as recomendações de isolamento social”, informou o governador.

Em mensagem enviada ao Polêmica Paraíba, Efraim Filho (DEM) destacou a atuação da bancada na aquisição dos leitos. “A bancada federal agiu rápido junto ao Governo Federal do presidente Jair Bolsonaro e Ministério da Saúde para que não houvesse tratamento diferenciado ao nosso Estado”, disse.

Serão contemplados os seguintes hospitais, de acordo com a proposta encaminhada pelo Governo do Estado: da Grande João Pessoa, os hospitais Clementino Fraga, Santa Isabel e Metropolitano Dom José Maria Pires; os Hospitais Pedro I e Dr Severino Bezerra de Carvalho, em Campina Grande; e os hospitais regionais de Cajazeiras e o Jandhuy Carneiro em Patos, no sertão.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a Paraíba já passa pelo período de pico das infecções causadas pelo novo coronavírus. A ocupação dos leitos na Paraíba para o tratamento da Covid-19 em adultos já atingiu a marca de 50%. Estavam disponíveis, até esta terça-feira (29), apenas 23 leitos para o tratamento da doença.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba