Membros da Comissão Externa do Senado, que acompanham o Projeto de Transposição das águas do Rio São Francisco, presidida pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), juntamente com ministro da Integração Nacional Fernando Teixeira fiscalização visitaram na manhã desta segunda-feira (08) o canteiro de obras na cidades de Monteiro no Cariri paraibano onde Vital revelou que a comissão vai pedir ampliação de trabalhadores e equipamentos para agilizar obras da transposição.
A comitiva chegou ao aeroporto Presidente João Suassuna em Campina Grande por volta as 8h em avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Além de Vital do Rêgo, integram a comitiva, o ministro da Integração Nacional Fernando Teixeira, o senador Humberto Costa (PT), relator da comissão, o senador Cícero Lucena (PSDB-PB), entre outras autoridades.
“Essa é a quinta e última visita que eu na condição de presidente fazemos a obra. Sempre num período de três a quatro meses acompanhamos de perto o andamento de cada eixo. Tenho certeza que vamos entregar o relatório proximamente, pois o relator Humberto Costa já está fazendo sua revisão final. Para nós o trecho mais delicado das obras acompanhamos hoje que é o trecho do túnel Cuncas 1 em São José de Piranhas que está com 94% concluso, além do trecho do túnel de Sertânia a Monteiro e toda sua galeria que vai passar a 27 metros de profundidade pelas áreas urbanas de Monteiro até igualar com o Rio Paraíba. Esse é o grande desafio que temos a vencer, além das nove estações de bombeamento seis no eixo leste e três no eixo norte que precisam ser concluídas num período mais curto possível. Como nordestinos entendemos que o quanto mais reforço de pessoal e maquinário tiver essa obra para sua conclusão é algo fundamental para o país e nossa região”, destacou Vital.
No seu discurso o Ministro destacou que dados de outubro apontam 67,5% de execução física do empreendimento está conclusa e que a perceptiva que até o final do ano 70% da obra esteja concluída. Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto garantirá a segurança hídrica de mais de 12 milhões de brasileiros nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. “Mesmo sendo feriado verificamos que o ritmo das obras continuam. Já concluímos a primeira estação de bombeamento agora vamos em breve concluir as obras da segunda estação e em dezembro de 2015 deveremos entregar essa que será maior obra de infraestrutura hídrica do país que emprega atualmente mais de 11 mil trabalhadores”, afirmou Fernando Teixeira.
O roteiro iniciou em Monteiro (PB), às 9h, com visita ao Túnel Engenheiro Giancarlo de Lins Cavalcanti (antigo túnel Monteiro). No período da tarde, a Comitiva vai sobrevoar as obras que passam por Mauriti, no Ceará, e São José de Piranhas, na Paraíba. Por volta das 14h, já em São José de Piranhas, o grupo vai vistoriar a barragem Boa Vista. “Esta é uma obra que vai resolver definitivamente o problema hídrico no Nordeste. E o governo federal está empenhado em entregar logo a transposição” garantiu o presidente da Comissão.
Vital, que desde que assumiu a presidência da comissão, já realizou cinco visitas ao canteiro de obras nos trechos da Paraíba e Pernambuco, afirmou que a presidente Dilma Rousseff (PT), está prestes a realizar um sonho de milhares de nordestinos. Segundo ele, a transposição, será a obra do século que vai mudar a face rural do Nordeste, e acelerar o desenvolvimento econômico da região.
Para ele, a transposição vai mudar a face rural do Nordeste e trazer esperança para milhões de nordestinos que sofrem com a escassez de água no período de seca. A primeira visita da comissão ocorreu nos dias 7 e 8 de março de 2013, no eixo norte da obra. A segunda visita ocorreu no dia 19 de abril ano eixo leste da obra, nas cidades de Floresta e Sertânia, em Pernambuco, e Monteiro, na Paraíba. Em agosto do ano passado, os senadores, ministros e demais autoridades voltaram a cidade de Monteiro para vistoriar as obras no eixo leste. Ao todo, o Projeto de Integração do Rio São Francisco é formado por 477 km de extensão, 14 aquedutos, nove estações de bombeamento, 27 reservatórios e quatro túneis.