Política

Chinaglia reúne deputados federais e autoridades em João Pessoa

Reunião faz parte da pauta da agenda de Eduardo Cunha durante a passagem pela Capital paraibana

IMG_6348

O deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP), candidato a presidente da Câmara Federal, cumpre agenda hoje em João Pessoa, onde se reúne com integrantes da bancada federal, lideranças políticas, com o prefeito Luciano Cartaxo (PT) e o governador Ricardo Coutinho (PSB), em busca de apoios e votos dos 513 parlamentares de todo País para disputa eleitoral prevista para primeira semana de fevereiro.

Chinaglia desembarcou no início da noite de ontem, no aeroporto Castro Pinto, na Grande João Pessoa, com uma comitiva de deputados federais de vários Estados, dentre eles Simbá Machada (PT-AC) e Vicente Cândido (PT-SP), foi recepcionado pelo deputado federal Luiz Couto (PT), pelo secretário de Articulação Política de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, pelo presidente estadual do PT, Charliton Machado e outras lideranças petistas e de partidos aliada no Estado.

A agenda de Chinaglia na Paraíba será concentrada no Hotel Verde Green, na praia de Tambaú e teve início às 8h, com uma reunião com o prefeito Luciano Cartaxo. Às 8h30, o candidato se reuniu com deputados federais da Paraíba e lideranças políticas. Às 10h, o encontro foi com o governador Ricardo Coutinho (PSB) e logo após, segue para o aeroporto, de onde embarcará para Sergipe, mais uma Capital nordestina que fará campanha.

Chinaglia, que já foi presidente da Câmara no período de 2017 a 2008 e atualmente é 1º vice-presidente da Casa, começou a viajar pelo país para fazer corpo a corpo com os deputados federais desde a última sexta-feira. Os primeiros destinos foram Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. O candidato percebeu que devia regionalizar a campanha e percorrer os Estados da região Nordeste em busca do apoio e dos votos dos parlamentares, que participarão das eleições da nova Mesa Diretora da Câmara prevista para a primeira semana de fevereiro. Iniciou a visita ao Nordeste pelo Estado do Piauí.

Durante as reuniões com lideranças políticas e deputados federais, Chinaglia tem destacado pontos da pauta que nortearão a agenda da Câmara, como reforma política, a otimização do processo legislativo e o fortalecimento da Câmara no debate, elaboração e fiscalização das políticas públicas. Além dele, também estão na disputa pela Presidência o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e o deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG).

Para ser eleito em primeiro turno à presidente da Câmara, o candidato precisará ter maioria absoluta dos votos dos 513 deputados, o equivalente a 257 votos. Se nenhum dos concorrentes conseguir essa maioria, os dois mais votados disputarão a eleição em segundo turno. Será vencedor o que obtiver a maioria dos votos válidos.

Eduardo Cunha busca votos em JP

O líder do PMDB e candidato a presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, desembarca hoje em João Pessoa. A visita a Capital paraibana faz parte da estratégia de divulgação da candidatura do parlamentar na disputa pela direção da Câmara. Ao desembarcar na Capital, o peemedebista deve fazer uma visita ao governador Ricardo Coutinho. Amanhã, após a coletiva de imprensa que concede pela manhã, Eduardo Cunha será recebido pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo.

Segundo o deputado federal paraibano, Manoel Junior, a meta para o candidato a presidência da Câmara, Eduardo Cunha, é visitar 26 estados em busca de apoio a sua campanha e, especialmente, ouvir o clamor das autoridades de cada um deles para que os investimentos sociais sejam intensificados a partir da próxima legislatura no Congresso Nacional.

“Por onde passa, Eduardo Cunha vem arregimentando apoio à sua candidatura à Presidência. E eu me sinto lisonjeado em poder acompanhá-lo nessa caravana pelo Brasil”, afirmou o deputado federal Manoel Junior.

Eduardo Cunha, acompanhado do paraibano Manoel Junior, se reuniu com toda a bancada parlamentar da Paraíba durante o café da manhã no Hotel Cabo Branco Atlântico – Praia de Cabo Branco e concedeu coletiva de imprensa. A reunião faz parte da pauta da agenda de Eduardo Cunha durante a passagem pela Capital paraibana.

“A ideia é ouvir as necessidades de cada um, para que elas possam ser trabalhadas em um possível mandato na Câmara. Queremos uma câmara independente, nem oposição e nem subserviente à Dilma. O fato de fazer parte da base não quer dizer que você seja submisso, O PMDB nunca faltou com a governabilidade. Nós precisamos cumprir com a Constituição e o regimento interno da Câmara, os poderes são independentes e harmônicos”, explanou Cunha.

Correio da Paraíba