Eles deixaram seus cargos na segurança pública do Estado para concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba, alguns deles como Cabo Gilberto e Walber Virgolino já conquistaram mandato como deputado, outros buscam a primeira chance.
Abaixo, confira quem são os militares que tentam reeleição e os que buscam o primeiro mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba:
Caio da Federal
O Policial Federal de Classe Especial Caio Marcio Ângelo de Sousa (Caio da Federal) filho do ex-vereador pessoense Carlos Barbosa de Sousa que ficou conhecido como CBS, é formado em Direito e Administração de Empresas. Pré-candidato a deputado federal, se filiou ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS), em Brasília, em novembro do ano passado. O ato contou com a presença do presidente nacional da legenda, Eurípedes Júnior, do presidente estadual da legenda, Fábio Carneiro, e do deputado estadual, Eduardo Carneiro.
Delegado Azevedo
Pré-candidato a deputado federal pelo Podemos, com quase 18 anos na Polícia Civil, o delegado Azevedo é outro candidato ligado à segurança pública que vai concorrer a um nas eleições deste ano. Há alguns dias, o delegado gerou polêmica ao defender a pena de morte no Brasil para diminuir a criminalidade.
O pré-candidato entende que o assunto é delicado, mas que precisa ser debatido na sociedade e entre os legisladores. “Na Câmara Federal, com o presidenciável Sérgio Moro no Planalto, podemos ter essa discussão e chegar num momento de mais segurança no Brasil”, avalia.
Capitão Antônio
Em novembro do último ano, o Capitão sinalizou uma possível filiação no Avante, mas nada foi selado. Nas eleições de 2018, quando concorreu a uma cadeira na Câmara Federal, o Capitão obteve 26.547 votos . De acordo com a legislação eleitoral, por ser Policial Militar da ativa, Antônio só poderá se filiar a um partido com a proximidade das eleições. Em 2020, ele disputou o cargo de prefeito de Bayeux pelo DEM. Natural de Aroeiras – PB, Antonio de Souza Santos Filho nasceu em 04/10/1980.
Walber Virgolino
Walber Virgolino tenta reeleição à Assembleia Legislativa da Paraíba nas eleições deste ano. O patriota foi candidato à prefeitura de João Pessoa e chegou a ocupar o terceiro lugar em uma pesquisa eleitoral. Polêmico, Walber sempre está nas páginas de notícias, não só pelo seu desempenho como parlamentar, recentemente ele ironizou a proibição de armas na Assembleia Legislativa.
O Delegado Wallber Virgolino nasceu no município de Pombal. Virgolino foi eleito deputado pela primeira vez nas eleições de 2018 com 48.053 votos pelo Partido Patriotas. Na Paraíba, o parlamentar já ocupou cargos de delegado do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE), de corregedor do Detran-PB e de secretário de Administração Penitenciária. No Rio Grande do Norte, foi secretário de Justiça e Cidadania.
Cabo Gilberto
O deputado estadual Gilberto Freire (Cabo Gilberto) se filiou no último dia 15 ao Partido Liberal (PL), em Brasília. O presidente Jair Bolsonaro, pré-candidato à reeleição pelo mesmo partido, esteve ao lado do paraibano durante o preenchimento da ficha de filiação. Ele foi eleito ao cargo na Assembleia Legislativa da Paraíba em 2018 pelo Partido Social Liberal (PSL). e busca a reeleição.
Natural de Santa Rita (PB), Cabo Gilberto Silva começou a vida militar aos 20 anos, em 2002. Iniciou na política em 2018, quando foi eleito para o primeiro mandato de deputado estadual pelo Partido Social Liberal (PSL), obtendo 23.273 votos (1,13% dos votos válidos).
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba