Eleições 2020

Metade dos pré-candidatos a prefeito de João Pessoa são do interior da Paraíba

Metade dos pré-candidatos a prefeito de João Pessoa são do interior do Estado. Ao todo, seis dos 12 pré-candidatos já confirmados (número que pode subir para 14 ainda hoje, faltando a definição do PRTB e do PSB) são naturais do interior da Paraíba. Contudo, eles construíram sua carreira profissional e política já na capital paraibana.

Veja a relação:

Anísio Maia (PT)

Anísio nasceu em Alagoa Nova, situada no Brejo paraibano. Participou da Comissão Nacional que fundou o Partido dos Trabalhadores em São Paulo, em 1980. Em 2010, concorreu e foi eleito a uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), sendo reeleito em 2014. Em 2020, na condição de suplente, assumiu uma cadeira na ALPB com a morte de Genival Matias.

 

Edilma Freire (PV)

Edilma Freire nasceu em Paulista, no Sertão do Estado. Edilma atuou na Educação na Prefeitura Municipal de João Pessoa há mais de vinte anos. Nos últimos oito anos, na gestão de Luciano Cartaxo, foi secretária de Educação.

 

Carlos Monteiro (Rede)

Carlos Monteiro é natural de Patos, também no Sertão do Estado. Desde 1998 ele atua como procurador do Estado. Também trabalhou em Sergipe, onde foi presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Sergipe.

 

Cícero Lucena (PP)

O pré-candidato Cícero Lucena é natural de São José de Piranhas. Sua carreira política começou em 1990, quando foi eleito vice-governador da Paraíba na capa de Ronaldo Cunha Lima. No último ano de mandato, Ronaldo se licenciou do cargo para concorrer ao Senado e Cícero governou nos últimos meses de mandato. Também foi prefeito de João Pessoa e senador.

 

Nilvan Ferreira (MDB)

O comunicador Nilvan Ferreira estreia na política. Natural de Cajazeiras, iniciou sua carreira na comunicação em sua cidade natal. Depois chegou em João Pessoa e trabalhou para alguns dos principais meios de comunicação do Estado.

 

Wallber Virgolino (Patriota)

O deputado estadual Wallber Virgolino é natural de Pombal, também no Sertão do estado. Ele já ocupou cargos de delegado do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE), corregedor do Detran-PB e secretário de Administração Penitenciária. Foi eleito deputado estadual em 2018 e agora tenta pela primeira vez ser prefeito de João Pessoa.

 

Os demais candidatos confirmados são naturais de João Pessoa. São eles:

Pablo Honorato (Psol)

Rafael Freire (UP)

Rama Dantas (PSTU)

Raoni Mendes (Dem)

Ruy Carneiro (PSDB)

João Almeida (SD)

Ainda falta a definição do PRTB, que pode lançar Eduardo Carneiro, e o PSB, que pode lançar a deputada estadual Estela Bezerra. Ambos também são naturais de João Pessoa.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba