Eleições

MESMO PALANQUE: Pré-candidatos a governador na Paraíba declaram em quem votam para presidente e esperam presidenciáveis em seus palanques; confira

Em ano eleitoral, pré-candidatos realizam muitas movimentações nos bastidores com o desejo de obter e dar apoio para as eleições, seja de cima para baixo como de baixo para cima na hierarquia dos cargos eletivos. Na Paraíba não é diferente e os pré-candidatos a governador do estado já têm declarado em quem irão votar para presidente.

Seja na expectativa de obter o apoio de volta, ou seja por compatibilidade ideológica, os pretendentes ao Palácio da Redenção já estão nas negociações para trazerem seus pré-candidatos à presidência aos seus palanques no Estado.

Confira a seguir em quem os atuais pré-candidatos a governador irão apoiar para presidente, tanto em primeiro turno e envolvendo um possível cenário de segundo turno entre o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), que protagonizam hoje a chamada polarização. A lista está em ordem alfabética:

Adjany Simplício (PSOL) – Adjany Simplício concorre ao governo estadual pelo PSOL. No ato de anúncio da pré-candidatura, a comissão estadual da legenda já havia dito que a ampla maioria de seu partido apoia Lula para as eleições presidenciais. Ainda, em âmbito nacional, os dois partidos, PSOL e PT, dialogam acerca de uma aliança.

João Azevêdo (PSB): Atual governador e pré-candidato à reeleição, João Azevêdo nunca escondeu que irá votar em Lula e que deseja que o ex-presidente esteja em seu palanque nas eleições deste ano. Trava, no entanto, uma disputa com o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), que tem o apoio do PT estadual, que afirma que Lula terá apenas um palanque no Estado.

Lígia Feliciano (PDT) – Mesmo com a intervenção que a direção estadual do partido sofreu nessa semana, resultando na saída de seu filho, Renato Feliciano, da presidência estadual do partido na Paraíba, a atual vice-governadora Lígia Feliciano mantém, a preço de hoje, sua pré-candidatura ao governo.

Em se mantendo a pré-candidatura, Lígia irá dar palanque ao presidenciável Ciro Gomes (PDT) nas eleições deste ano. Em eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, Lígia andará com Lula. Os dois estiveram reunidos neste ano em Brasília.

Nilvan Ferreira (PL) – O comunicador Nilvan Ferreira é o candidato do bolsonarismo na Paraíba. Ele sempre declarou que é apoiador e vota no atual presidente, e já recebeu em troca o apoio de Bolsonaro para sua pré-candidatura.

Pedro Cunha Lima (PSDB) – O deputado federal Pedro Cunha Lima disse desde o começo de sua pré-campanha que é entusiasta da ‘terceira via’, que tenta se viabilizar contra a polarização protagonizada por Lula e Bolsonaro. O seu partido, o PSDB, participou de um processo interno de prévias, para escolher quem representaria a legenda nas eleições. Pedro apoiou o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, mas quem se saiu vitorioso foi o ex-governador de São Paulo, João Doria.

Após o processo de escolha, Pedro ainda não disse publicamente se irá apoiar Doria. Procurado para comentar qual é a sua posição atualmente entre os dois, Pedro respondeu que atualmente está “focado na disputa da Paraíba”. Acerca de um eventual segundo turno, respondeu que independente de quem seja eleito, “vamos ter uma relação institucional com o governo federal”.

Veneziano (MDB) – O senador Veneziano Vital do Rêgo fez uma parceria com a direção estadual do PT na Paraíba e, tanto Veneziano quanto PT, defendem o palanque único do ex-presidente Lula para a sua chapa. Essa condição, no entanto, é contestada por parte do PT estadual que apoia João Azevêdo. Com palanque exclusivo ou não, é certo que Veneziano apoiará Lula nas eleições deste ano.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba