CRONOGRAMA

Mesmo com vacinas entregues PMJP não inicia imunização contra H1N1 na data recomendada

Mesmo com vacinas entregues PMJP não inicia imunização contra H1N1 na data recomendada
Em outras cidades a imunização já foi iniciada, que é o caso de Campina Grande e Conde. (Foto: Divulgação )

O município mais populoso da Paraíba não vai seguir a orientação do Governo do Estado para começar nesta segunda-feira (11) a vacinação contra o vírus da gripe. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, as vacinas foram entregues à Prefeitura de João Pessoa na última sexta-feira (8). A orientação era para que a campanha fosse iniciada hoje em todos os municípios da Paraíba. Mas na Capital, a vacinação só deverá começar na próxima quarta-feira (13). Em outras cidades a imunização já foi iniciada, que é o caso de Campina Grande, Cabedelo e Conde.

A coordenadora de vacinação da Secretaria de Saúde de João Pessoa, Chiara Dantas, informou que somente os trabalhadores de saúde e gestantes serão vacinados a partir de quarta-feira. Ela explica que o Estado entregou apenas 24% do total de vacinas que são esperadas para a vacinação na Capital e que fica a critério de cada município determinar o dia de início da campanha.

“Só recebemos a vacina no final da tarde da última sexta-feira e apenas 24% do total esperado. Recebemos a orientação do Governo de começar a vacinação nesta segunda, mas a data fica a critério de cada município. Vamos da início na quarta-feira com a imunização dos  trabalhadores que atuam diretamente com o atendimento de pessoas nos serviços e estão com a exposição e riscos aumentados. Sobretudo, nos reunimos com os diretores dos distritos sanitários e definimos, dentro desse calendário, vacinar também as gestantes, para imunizar as mães e os bebês, que transferem anticorpos maternos para o feto por meio da placenta”, explicou Chiara.

Ela informou ainda, que a imunização vai seguir um calendário. Na quarta-feira (13) começa a vacinação do primeiro grupo de risco. As gestantes poderão procurar cinco pontos. São eles: o Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) do Cristo; CAIS de Mangabeira; CAIS de Mandacaru; as unidades das praias; e a unidade de Cruz das Armas. E até sexta-feira (15) serão imunizados os profissionais de saúde das UPAs e do SAMU.  A partir do sábado (16) começa a vacinar os profissionais que trabalham nos hospitais.

Somente a partir do dia 30 deste mês, dia de mobilização nacional da campanha, é que a população vai encontrar as vacinas nos postos de saúde. De acordo com o calendário, serão imunizados todos os demais grupos de risco: crianças de 6 meses até menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e integrantes do sistema prisional.

Campina Grande – A cidade recebeu 11.780 doses da vacina e iniciou a imunização já na última sexta-feira. Tanto os profissionais de saúde que estão em exercício das suas atividades, quanto as grávidas fazem parte dos grupos prioritários da campanha.

A vacinação dos trabalhadores da saúde está sendo realizada nos próprios estabelecimentos, de acordo com cronograma estabelecido pela Coordenação Municipal de Imunização.

No caso das gestantes, emergencialmente, a vacina estará disponibilizada em doze pontos de vacinação já na manhã da segunda-feira. São eles: Isea, Centro de Saúde da Liberdade; Centro de Saúde da Bela Vista; Centro de Saúde da Palmeira; Centro de Saúde do Catolé; Centro de Saúde Dr. Francisco Pinto (centro); Policlínica das Malvinas; Unidade Mista de Saúde de Galante; Centro de Saúde de São José da Mata; UBS Adriana Bezerra (Santa Rosa); UBS do Distrito de Catolé de Boa Vista; e UBS Paus Brancos.  A meta é vacinar 4.957 mulheres grávidas da cidade.

Cabedelo – O município iniciou hoje a campanha. Todas as Unidades de Saúde da cidade estão recebendo as doses que, neste primeiro momento, devem imunizar gestantes e profissionais da Saúde. A partir do dia 30 – Dia D da campanha – até o dia 20 de maio, toda a população poderá receber a vacina. Para esta primeira fase, Cabedelo recebeu 2.010 doses da vacina, e a expectativa é que sejam imunizadas 700 gestantes e 1.300 profissionais da Saúde.

Conde – O município iniciou a vacinação hoje nas nove unidades básicas de saúde e na policlínica. De acordo com a coordenadora de vigilância em saúde do Conde, Guiomar Medeiros, nessa primeira etapa devem ser vacinadas 341 gestantes e 349 trabalhadores de saúde. A partir do dia 18 a cidade inicia a vacinação do segundo grupo de risco: Idosos e crianças.

Bayeux – No município, a Secretaria de Saúde começa hoje a distribuir as vacinas pelas 28 unidades de saúde da família, e começa a vacinação nesta quarta-feira ao público de profissionais da saúde e gestantes. Também haverá vacinação na Secretaria de Saúde, na Policlínica e na maternidade, segundo informou a secretária de Saúde Ana Cristina da Costa Gomes.

Segundo ela, o município recebeu 16% do total de doses, pois o Estado encaminha o quantitativo de acordo com os públicos que serão vacinados. No Dia D, que será no sábado, a Secretaria de Saúde pretende vacinar crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com doenças crônicas, idosos com mais de 60 anos, dentre outros.

Fonte: Click PB