Equipe

Meirelles anuncia Ilan Goldfajn para a presidência do Banco Central

Formado em economia pela PUC do Rio de Janeiro e doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), Goldfajn era economista-chefe e sócio do Itaú Unibanco

Ilan Goldfajn

Na manhã desta terça-feira (17), o ministro da Fazenda Henrique Meirelles vai anunciar Ilan Goldfajn para o comando do Banco Central.

Segundo informações do G1, Ilan foi diretor de Política Econômica do próprio BC no mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso e no início do governo Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2000 e 2003.

Formado em economia pela PUC do Rio de Janeiro e doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), Goldfajn era economista-chefe e sócio do Itaú Unibanco.

Respeitado pelo mercado e pelo setor empresarial, é considerado um economista com uma visão conservadora, que não se furta a subir os juros quando necessário para conter as pressões inflacionárias – missão institucional do Banco Central.

De acordo com a publicação, para ser aprovado, Goldfajn ainda tem de ser sabatinado e aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, assim como os diretores por ele indicados.

Na Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano é nome escolhido. Segundo informações do G1, ele vai tocar os estudos para a reforma do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Marcelo Caetano graduou-se em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e iniciou o doutorado pela PUC do Rio de Janeiro. Também foi pesquisador da London School of Economics (LSE) em Londres.

Na Secretaria de Acompanhamento Econômico, Meirelles indicou Mansueto de Almeida Junior para a pasta. Ela vai focar nas despesas públicas, na qualidade e no acompanhamento delas. Vai fazer um diagnóstico preciso e correto que dará fundamento às medidas que serão tomadas.

Já Cláudio Hamilton será o novo secretário de Política Econômica. A pasta terá a função de formular as políticas macroeconômicas que vão fundamentar as ações do governo federal.

Também do Ipea, o economista Mansueto de Almeida, colaborador do programa de governo do candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, será secretário de Acompanhamento Econômico.
Créditos: Notícias ao Minuto