Na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o vereador e candidato a deputado federal, Marmuthe (Republicanos) criou e presidiu a Frente Parlamentar da Mobilidade Urbana e de Fiscalização da Qualidade no Transporte Público (Requerimento 2926/2013). Desde então, vem lutando a favor dos ciclistas e do uso da bicicleta como meio de transporte na capital paraibana. E essa luta proporcionou conquistas e avanços importantes!
Neste contexto, Marmuthe é autor de três leis que beneficiam este segmento: Lei Municipal 1.870/2017, que criou o selo “Empresa Amiga da Bicicleta”, estimulando as pessoas jurídicas a criarem bicicletários para guarda da bicicleta de funcionários e/ou clientes, entre outros objetivos; Lei Municipal 13.246/2016, que instituiu a política de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte, proporcionando o acesso mais amplo e democrático ao espaço urbano; e Lei Municipal 13.199/2016, criando o programa “Táxi Amigo do Ciclista”, para estimular a instalação nos táxis de suportes para o transporte de bicicletas.
“O uso eficiente da bicicleta como modalidade de transporte urbano é bastante viável no Município de João Pessoa, pois é um equipamento acessível a quase toda a população, devido ao preço e ao baixo custo de manutenção. Logo, as ações de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte atendem e beneficiam uma parcela considerável da população, que precisa se deslocar diariamente para o trabalho, local de estudo, ou mesmo como lazer. Trata-se de uma alternativa importante e sustentável”, disse Marmuthe.
O parlamentar também é autor do Projeto de Lei 255/2013), que instituiu o “Programa de Ciclovias Móveis no Município de João Pessoa”, dando origem, pouco tempo depois, à “Ciclofaixa de Lazer”. Esse programa funcionava aos domingos, das 07h às 16h, na Avenida Epitácio Pessoa, reservando uma de suas faixas para os ciclistas, na ida e volta entre o Parque Sólon de Lucena e o Busto de Tamandaré. A ciclofaixa era sinalizada e fiscalizada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), e durante anos foi uma ótima alternativa de lazer para os pessoenses.
“O uso da bicicleta como meio de transporte, além de ambientalmente eficiente e saudável para o ciclista, pode representar uma economia considerável para milhares de pessoas. Por isso, o objetivo principal destas leis que criamos é garantir mais oportunidades para utilização da bicicleta no espaço urbano, proporcionando segurança aos ciclistas; eliminando barreiras urbanísticas; e implantando a infraestrutura cicloviária adequada e necessária para a popularização da bicicleta. Na Câmara Federal vamos continuar e fortalecer esta luta histórica a favor das pessoas”, destacou Marmuthe.
Outras iniciativas – Além de criar leis, o vereador também solicitou, através de requerimentos, melhorias na infraestrutura, fiscalização e criação de ciclovias em João Pessoa. Entre estas iniciativas, podemos citar: Requerimento 7.363/2014, para construção de uma ciclovia na extensão da Rua Jorge Lucena de Moura, em Mangabeira; Requerimento 7.442/2014, para revitalização da ciclofaixa que se estende pelos bairros do Valentina e Cuiá; e Requerimento 5.484/2013, solicitando à Semob-JP realizar campanhas educativas e de conscientização sobre o uso da “Ciclofaixa de Lazer”.
Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria