A deputada Maria do Rosário (PT-RS) retirou sua candidatura à Presidência da Câmara. Ex-ministra de Direitos Humanos, ela exerce seu quarto mandato consecutivo na Câmara dos Deputados. A decisão obedeceu a uma determinação da liderança do PT, que pode apoiar Marcelo Castro (PMDB).
Antes dela, o 1º secretário da Câmara dos Deputados, Beto Mansur (PRB-SP), anunciou em entrevista coletiva no Salão Verde, a retirada da sua candidatura à Presidência da Casa. Segundo ele, o objetivo é viabilizar a vitória de um candidato que tenha apoiado o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT).
Mansur anunciou o seu apoio à candidatura do deputado Rogério Rosso (PSD-DF). “Eu não quero ter surpresas no segundo turno. Precisamos de um presidente da Câmara que seja da base de apoio ao governo do presidente Michel Temer”, ressaltou Mansur.
Fausto Pinato (PP-SP) também desistiu, foi o último deputado a renunciar à candidatura dentro do prazo-limite para desistências, que se encerrou às 15h, uma hora antes do início da sessão que irá eleger o novo presidente da Casa. Pinato chegou a ser eleito relator do processo contra Cunha no Conselho de Ética, mas foi substituído.
Fonte: Parlamento PB com redação