Depois de ter ficado na 1ª suplência na Câmara Federal e ter responsabilizado Antônio Gobira (PSOL) por sua derrota nas urnas, o presidente estadual do PSC, Marcondes Gadelha, está de volta a Brasília. Ele assumirá o mandato de deputado federal no lugar de Pedro Cunha Lima (PSDB), que vai se licenciar para concluir mestrado, em Portugal, em dezembro.
Vivendo a expectativa de assumir um mandato na Câmara Federal, Marcondes Gadelha disse considerou um desafio substituir o tucano.
“Não tenho noção de quando ele tomará essa iniciativa, não tem nada concreto. Se, porventura, ele vier a viajar e cumprir esse trabalho profissional e fortalecer o seu currículo e sua base de conhecimento, terei muita honra em substituí-lo. Será um desafio, pois ele está fazendo um bom trabalho e vou me esforçar para estar à altura de todo esse legado que Pedro está construindo”, disse.
Marcondes Gadelha antecipou que temas como a transposição do São Francisco, segurança pública e a crise que afeta o Brasil serão as principais matérias que levará à Câmara Federal.
“Eu dediquei 20 anos da minha vida para defender a transposição das águas do Rio São Francisco, às vezes, até em ambiente hostil. Se vier a assumir o mandato, vamos retomar de novo essa bandeira, com toda determinação, principalmente, com a seca que estamos atravessando que já dura quatro anos. Todos os mananciais do estado estão esgotados, principalmente, no Sertão, Cariri e Seridó”, declarou.
Com 11.902 votos em Sousa, e na contagem geral do Estado da Paraíba, 60.435 votos (3.12%), Marcondes Gadelha ficou na 1º suplência para deputado federal. Faltaram apenas, 2.998 votos para conquistar a 12ª vaga na Câmara (que foi ocupada por Benjamim Maranhão, do SD, com 63.433 votos – 3.28%).
Marcondes Gadelha já exerceu o cargo de deputado federal por seis legislaturas, nos períodos de 1971 a 1975, 1975 a 1979, 1979 a 1983, 1999 a 2003, 2003 a 2007 e 2007 a 2011. Também exerceu o cargo de senador da república no período de 1983 a 1991. Em 2010 candidatou-se a primeiro suplente de senador na chapa de Wilson Santiago.Seu filho, Leonardo Gadelha, exerceu o cargo de 1º suplente de deputado federal na Paraíba, mas assumiu a cadeira no Congresso Nacional após a saída de Aguinaldo Ribeiro (PP) para ocupar o Ministério das Cidades.
FOnte: PB Agora