O senador José Maranhão (PMDB/PB) presidiu nesta terça-feira a audiência pública conjunta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e da Comissão de Assuntos Econômicos sobre a PEC do Teto dos Gastos Públicos (PEC 55/2016).
A proposta limita os gastos públicos por 20 anos. Participaram do debate, que durou mais de cinco horas, dois economistas contrários à PEC, os professores da Unicamp, Pedro Paulo Zahluth Bastos e Guilherme Santos Mello; e dois favoráveis, o assessor especial do Ministério da Fazenda, Marcos Mendes, e o professor da Fundação Getúlio Vargas, Samuel Pessoa.
Os defensores da proposta destacaram a importância do ajuste fiscal para o reequilíbrio das contas públicas e a recuperação da credibilidade do País e a geração de empregos. Já os economistas contrários à PEC ressaltaram que a medida poderá agravar a recessão e penalizar principalmente os mais pobres, atingidos pelo congelamento dos gastos com saúde e educação.
O senador José Maranhão, que presidiu a reunião juntamente com a senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR), elogiou o equilíbrio do debate e a importância da audiência antes da votação da proposta, marcada para esta quarta-feira, às 10h. Depois da CCJ, a PEC deverá seguir para o Plenário do Senado, onde passará por dois turnos de votação.
Fonte: Assessoria