Despedida

LUTO NA POLÍTICA: Morre Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA, aos 100 anos

Morreu neste domingo (29) aos 100 anos Jimmy Carter, presidente dos EUA entre 1977 e 1981, em sua casa, em Plains, Geórgia

LUTO NA POLÍTICA: Morre Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA, aos 100 anos

Morreu neste domingo (29) aos 100 anos Jimmy Carter, presidente dos EUA entre 1977 e 1981, em sua casa, em Plains, Geórgia, a mesma cidade onde nasceu.

Carter era o ex-presidente dos EUA mais velho depois de George H. W. Bush, que faleceu no final de 2018, aos 94 anos.

Jimmy teve quatro filhos. Um dos netos, Jason, foi eleito senador da Geórgia pelo Partido Democrata em 2010. Sua mulher morreu em novembro de 2023, aos 96 anos.

VIDA PÚBLICA

Nascido em 1º de outubro de 1924, em Plains, Geórgia, James Earl Carter Jr. cresceu em uma comunidade rural, ajudando sua família nas plantações de amendoim. A rotina simples e os valores aprendidos com os pais moldaram um jovem disciplinado e determinado. Formou-se pela Academia Naval dos Estados Unidos e serviu na Marinha Americana, onde desenvolveu liderança e resiliência.

Em 1971, Carter assumiu o cargo de governador da Geórgia e chamou a atenção nacional ao implementar políticas progressistas, com destaque para iniciativas de integração racial e reformas educacionais. Sua postura firme e transparente o projetou no cenário político americano.

Em meio a uma crise de confiança na política americana após o Escândalo Watergate, Carter foi eleito presidente em 1976, com uma mensagem clara: “Nunca mentirei para vocês”.

Apesar das conquistas diplomáticas, sua gestão enfrentou crises severas. A Crise dos Reféns no Irã (1979-1981), que manteve 52 diplomatas americanos reféns por 444 dias, abalou sua popularidade. Houve ainda a crise energética e a inflação crescente desgastaram sua imagem, levando à derrota para Ronald Reagan nas eleições de 1980.

AÇÃO HUMANITÁRIA e NOBEL DA PAZ

Após sua presidência, Carter se aprofundou ainda mais nos direitos humanos e fundou o Carter Center junto com sua esposa, Rosalynn, na esperança de promover a paz e a saúde mundiais.

O Carter Center tem trabalhado para promover a democracia monitorando eleições estrangeiras e reduzindo doenças nos países em desenvolvimento ao longo dos anos.

Em 2002, o ex-presidente Jimmy Carter recebeu o Prêmio Nobel da Paz como reconhecimento dos seus esforços para encontrar soluções pacíficas para conflitos internacionais.

Ele fez a mediação em várias situações de tensão política, como negociações de paz no Oriente Médio e na Coreia do Norte, utilizando sua influência para promover a diplomacia e a resolução pacífica de disputas.

LEGADO

Políticos e autoridades lamentaram a morte do democrata nas redes sociais. Leia abaixo as mensagens:

Presidente Lula

“Jimmy Carter foi senador, governador da Geórgia e presidente dos Estados Unidos. Foi, acima de tudo, um amante da democracia e defensor da paz. No fim dos anos 70, pressionou a ditadura brasileira pela libertação de presos políticos. Depois, como ex-presidente, continuou militando pela promoção dos direitos humanos, pela paz e pela erradicação de doenças na África e na América Latina.

Carter conseguiu a façanha de ter um trabalho como ex-presidente, ao longo de décadas, tão ou mais importante que o seu mandato na Casa Branca. Criticou ações militares unilaterais de superpotências e o uso de drones assassinos. Trabalhou junto com o Brasil na mediação de conflitos na Venezuela e na ajuda ao Haiti. Criou o Centro Carter, uma referência mundial em democracia, direitos humanos e diálogo. Será lembrado para sempre como um nome que defendeu que a paz é a mais importante condição para o desenvolvimento.

Meus sentimentos aos seus familiares, amigos, correligionários e compatriotas nesse momento de despedida”.

Joe Biden, presidente dos EUA

“Por mais de seis décadas, Jill e eu tivemos a honra de chamar Jimmy Carter de um querido amigo.

Mas o que é extraordinário sobre Jimmy Carter é que milhões de pessoas nos Estados Unidos e no mundo que nunca o conheceram também o consideravam um amigo querido”.

Kamala Harris, vice-presidente dos EUA

“Nosso mundo é um lugar melhor por causa do Presidente Carter. Sua vida e legado continuam a me inspirar — e inspirarão as gerações futuras”.

Donald Trump, presidente eleito dos EUA

“Acabei de ouvir a notícia do falecimento do presidente Jimmy Carter. Aqueles de nós que tivemos a sorte de servir como presidente entendem que este é um clube muito exclusivo, e somente nós podemos nos relacionar com a enorme responsabilidade de liderar a Maior Nação da História.

Os desafios que Jimmy enfrentou como presidente vieram em um momento crucial para o nosso país e ele fez tudo o que estava ao seu alcance para melhorar a vida de todos os americanos. Por isso, todos nós temos uma dívida de gratidão com ele.

Melania e eu estamos pensando calorosamente na família Carter e seus entes queridos durante este momento difícil. Pedimos a todos que os mantenham em seus corações e orações”.

Barack Obama, 44º presidente dos Estados Unidos

“O presidente Carter ensinou a todos nós o que significa viver uma vida de graça, dignidade, justiça e serviço. Michelle e eu enviamos nossos pensamentos e orações à família Carter e a todos que amaram e aprenderam com esse homem extraordinário”.

Fonte: G1/CNN
Créditos: Polêmica Paraíba