As eleições deste ano se aproximam, no dia 15 de novembro será decidido os nomes que vão assumir os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores. Mas a disputa deste ano estão para lá de diferentes, a pandemia trouxe várias mudanças, uma delas foi o destaque da internet como grande ferramenta para o marketing político, mas não só isso serve para seduzir o eleitor. Outro diferencial, são as homenagens aos grandes políticos, destacando-se os nomes do ex-presidente Lula e do atual presidente Bolsonaro.
Mas na disputa das homenagens nas urnas, quem será que vence?
O apelido Lula é bem mais comum do que o sobrenome Bolsonaro. No total, foram inscritos no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) 200 Lulas e 91 Bolsonaros, tanto para vagas nas Câmaras Municipais quanto para prefeituras pelo país. O Nordeste lidera os registros de nome ex-presidente Lula, com o número de 122 candidatos. Já Bolsonaro lidera o Sudeste com 39 candidatos registrados.
Duas exceções, no entanto, constam da lista de inscritos: a do filho do presidente da República Carlos Bolsonaro, e da ex-mulher do presidente, Rogéria Bolsonaro. Ambos disputam uma vaga para a Câmara Municipal do Rio.
Partidos
Em relação a escolha dos partidos, 26 deles contam com Lulas. Bolsonaros ficam atrás nessa diversidade, com 18 legendas. A maioria dos Lulas disputam pelo PT (26 candidatos), PSD (18) e PSDB (14). Já os Bolsonaros são majoritariamente representados por PSL (22 candidatos), Patriota (13) e Republicanos (9).
TSE
O uso do nome mesmo sem relação com os presidentes é permitido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que deixa à escolha do candidato como vai ser representado nas urnas.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba