Eleições 2026

Lula quer mais: presidente indica nova candidatura e reforça articulação

Lula quer mais: presidente indica nova candidatura e reforça articulação

Em jantar com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e líderes partidários, realizado nesta quarta-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que, aos 79 anos, está com “muito vigor” e deve disputar a reeleição em 2026, segundo relatos de participantes.

O encontro, que durou cerca de duas horas e meia, faz parte de uma estratégia do presidente para estreitar laços com o Congresso. Estavam presentes a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e cerca de 20 líderes partidários.

Recentemente, Lula participou de uma reunião semelhante com lideranças do Senado.

Durante o jantar, parlamentares relataram que o presidente também comentou sobre o projeto de lei de anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro. Lula se declarou contra a anistia para pessoas que ainda nem foram condenadas, embora não tenha se aprofundado no tema.

A reunião ocorreu um dia após o líder do União Brasil, Pedro Lucas (MA), recusar o comando do Ministério das Comunicações. Apesar disso, Pedro Lucas afirmou que o encontro com Lula foi cordial e destacou a experiência do presidente.

Segundo os relatos, Lula reforçou o desejo de se aproximar mais dos deputados e convidou os parlamentares a acompanharem suas próximas viagens internacionais, como as que já fez ao Japão e ao Vietnã. A percepção é de que, nessas comitivas, o presidente conseguiu estreitar relações com lideranças com as quais tinha pouco contato.