O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu nesta quarta-feira (11) revogar o teto de gastos caso vença a eleição presidencial deste ano. A declaração do petista aconteceu durante encontro com reitores na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais.
Apesar de não querer manter o teto, o pré-candidato à Presidência da República afirmou que não será “irresponsável”.
“Nós queremos fazer uma política de industrialização nesse país. Não haverá teto de gastos no nosso governo. Não que eu vá ser irresponsável e gastar para endividar o futuro da nação, não. É porque nós vamos ter que gastar com aquilo que é necessário, como a educação, para que possamos produzir”, argumentou.
Proposto em 2016 no governo de Michel Temer (MDB), o teto de gastos passou a valer no ano seguinte e deve durar 20 anos. A medida fixa limites de gastos para a União —podendo ser corrigido apenas pela inflação do ano anterior.
Lula ressaltou também que voltar ao comando do Planalto será um “trabalho maluco”, e que voltará para fazer mais do que já fez em seus governos anteriores.
“Vou voltar com mais vontade, com mais experiência e com mais disposição de fazer mais do que já fiz para esse país, porque eu sinto vergonha. O país que deixei e doze anos depois, ao invés de ter avançado a um padrão Noruega e França, retrocedeu.”
Fonte: Yahoo
Créditos: Polêmica Paraíba