ENCONTRINHO

Lula, Mujica e Chico Buarque participarão de protesto em SP

Manifestação será em defesa da justiça, da liberdade democrática e contra a PEC dos gastos

naom_56dbf9dbe3b91

Um ato marcado para ocorrer no próximo domingo (27), às 15h, na avenida Paulista, em defesa da justiça, da liberdade democrática e contra a PEC dos gastos públicos, contará com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ex-presidente do Uruguai José Mujica, e do compositor Chico Buarque.

“Mujica aceitou [o convite] por considerar que a luta pela manutenção dos direitos sociais é uma luta da humanidade. Sem dizer que Lula e Mujica são amigos”, afirma o senador Lindbergh Farias (PT-RJ).

Para o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, a manifestação é uma oportunidade de levar informação para parte da população que ainda não tem compreensão do impacto da PEC em suas vidas, sobretudo os mais pobres.

“Foi feita uma campanha sórdida de tentar legitimar a PEC como se fosse mera questão contábil. Isso não corresponde aos fatos. A proporção dívida pública/PIB (Produto Interno Bruto) no Brasil é de 77%. Na União Europeia, é de 90%; nos Estados Unidos, 115%. Temos de esclarecer isso para a maioria do povo, que ainda está muito confusa por uma propaganda forte e com grande respaldo da mídia”, disse Boulos.

De acordo com o site Pragmatismo Político, os movimentos defendem que os cortes nos orçamentos de saúde, educação e políticas sociais vão afetar a vida dos mais pobres, enquanto deixam intocados os privilégios dos mais ricos. Argumentam que seria necessária uma reforma tributária – reduzindo o peso dos impostos sobre itens básicos, como alimentação, medicamentos e outros essenciais –, a taxação das grandes fortunas e uma auditoria da dívida pública.

Fonte: Pragmatismo Político