O ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva, ao lado do governador de Minas, Fernando Pimentel, lança hoje em Belo Horizonte o segundo módulo do Memorial da Democracia (1930-1964). Trata-se de um museu virtual e multimídia que vem sendo construído pelo Instituto Lula, em parceria com o Projeto República da UFMG, de cuja equipe, coordenada por Franklin Martins, tive a honra de participar. O site na Internet permite ao internauta navegar pela história das lutas pela democracia no Brasil através de textos curtos, acompanhados de fotos, vídeos, documentos e música. No curso de um golpe parlamentar, e de mais um “acordo das elites” que exclui o povo brasileiro da solução, o internauta pode encontrar no Memorial exemplos de luta e resistência em outros momentos de autoritarismo, exclusão e exploração.
O evento acontece às 19hs30min no Palácio das Artes, Avenida Afonso Pena, no centro da capital mineira e será transmitido ao vivo pelo Facebook. O endereço eletrônico é www.memorialdademocracia.com.br .
O primeiro módulo, lançado no ano passado, aborda o período que vai de 1964 a 1985, incluindo o golpe militar e a ditadura que se seguiu e a restauração democrática empreendida a partir de 1985 e ferida pelo golpe parlamentar do ano passado. Este segundo módulo retrocede à Revolução de 1930, passando pelo Estado Novo e a modernização do Estado brasileiro na Era Vargas, encerrada com o golpe militar de 1964.
Fonte: Brasil 247