APOIOS

Lula e vários artistas se unem em ato nesta segunda-feira no Rio de Janeiro

Lula e Popó

O ex-presidente Lula participará nesta segunda-feira (11) do ato “Cultura pela Democracia”, na Lapa, no Rio de Janeiro. O manifesto idealizado por artistas para rejeitar o golpe contra a presidente Dilma Rousseff tem na linha de frente nomes como Chico Buarque, João Bosco e Eric Nepomuceno. O evento iniciará às 17h, e Lula participará do palco das ruas, nos arcos da Lapa, onde ocorrerão apresentações de mais artistas como Jards Macalé, Francis Hime, Otto e Tico Santa Cruz.

Leonardo Boff, Wagner Moura e Fernando Morais subscrevem o manifesto. “Da mesma forma que as artes e a cultura do nosso país se expressam em sua plena – e rica, e enriquecedora – diversidade, nós também integramos as mais diversas opções ideológicas, políticas, eleitorais. Mas nos une, acima de tudo, a defesa do bem maior: a democracia. O respeito à vontade da maioria. O respeito à diversidade de opiniões”, diz trecho do Cultura pela Democracia.

O documento pondera que “vivemos em uma democracia incipiente, ainda em construção, que foi conquistada a duras penas e que tem avançado nos últimos anos, reduzindo as desigualdades e injustiças”, chama todos para a reflexão sobre algo que consideram mais valioso que qualquer disputa ideológica e partidária.

“Estamos reunidos para defender o presente. Para espantar o passado. Para merecer o futuro”, diz o manifesto.

Chico Buarque, Eric Nepomuceno e todos os mais de 100 artistas que assinam o manifesto alertam para “as consequências de um transe social que vem conduzindo o Brasil, com intolerância, para o retrocesso”.

O evento na Fundição Progresso será aberto, mas caso atinja a lotação, todos que quiserem acompanhá-lo poderão assistir, ao vivo, por um telão que será montado nos Arcos da Lapa.

Às 19h30, Lula e todos os demais participantes sairão em cortejo para o grande palco da Lapa, que reunirá o colorido dos blocos de carnaval, do samba, do forró e da MPB e a atitude do Hip Hop e do Funk.

Fonte: Parlamento PB
Créditos: Parlamento PB