SABATINA

Lula chama Moro de "pilantra" e solta indireta para Bolsonaro: "Nunca indiquei ninguém à Suprema Corte para depender de favor deles"

O ex-presidente e candidato ao Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criticou a operação Lava Jato, força-tarefa que o investigou e o condenou à prisão. A declaração foi feita nesta segunda-feira (12), em entrevista à CNN. As condenações de Lula foram invalidadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou o coordenador da extinta operação, o ex-juiz Sergio Moro, imparcial no julgamento do petista.

“É importante dizer para você que quase todo mundo que foi condenado foi solto e saiu com muito dinheiro porque a delação premiada fez com que muita gente ficasse rico. O processo de investigação poderia ser mais sério se o juiz não fosse um pilantra que foi e não tornasse a Lava Jato uma questão política para me impedir de ser candidato, para me prender”, disse.

Lula declarou que não indicou nomes ao Supremo Tribunal Federal (STF) em troca de favores. “Nunca indiquei ninguém à Suprema Corte para depender de favor deles. Eu indiquei por currículo, pela competência e foram referendados pelo Senado. Acho que eles fizeram coisas extraordinárias”.

Questionado pelo apresentador William Waack sobre a judicialização da política, o ex-presidente defendeu a divisão dos poderes.

“O problema é que no Brasil nos temos uma anormalidade hoje, porque tem hora que o poder Legislativo se mete em ser Judiciário, Executivo. O Executivo afronta o Legislativo e o Judiciário, e às vezes o poder Judiciário se comporta fazendo política. Se voltarmos à normalidade, cada um cumprir com sua função, o governo governa, o Legislativo legisla e o Judiciário cumpre o papel de ser o garantidor da nossa Constituição”.

O ex-presidente também afirmou que o senador Aécio Neves (PSDB) foi o responsável pelo clima de animosidade atual no país.

“Eu perdi três eleições, eu perdi uma para o (Fernando) Collor, perdi duas para o Fernando Henrique Cardoso, e eu voltava para casa para me preparar para a outra eleição. O Aécio não, o Aécio afrontou a vitória da Dilma, entrou com recurso na Justiça, e é responsável pelo clima de animosidade que está criado hoje nesse país. Porque numa eleição, você disputa, você perde ou você ganha”, declarou.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Metrópoles