O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, decretou luto oficial de três dias, incluindo um dia de ponto facultativo nesta quinta-feira (11), em decorrência da morte do ex-prefeito Luciano Agra, de 62 anos, ocorrida às 22h30 desta quarta (10). Ele estava internado no Hospital Memorial São Francisco desde o dia 3 de dezembro, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH). De acordo com nota divulgada pela instituição, o AVC foi agravado por “sua doença de base – hepatite crônica e distúrbio de coagulação”.
Em nota publicada na sua rede social, logo após a confirmação da morte, o prefeito Luciano Cartaxo lamentou a perda do amigo. “A Paraíba inteira está de luto. Perdemos hoje um grande paraibano, Luciano Agra. Perdemos o amigo, o companheiro, o gestor e, sobretudo, o urbanista que soube dar a João Pessoa, durante os anos em que ocupou os cargos de secretário e prefeito, a atenção e a dedicação merecida pela população”.
José Luciano Agra de Oliveira nasceu em 25 de novembro de 1952, em Campina Grande. Filho de Tibúrcio Valeriano de Oliveira e Neusa Agra de Oliveira, formou-se em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e tornou-se mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Radicado em João Pessoa, onde atuou profissionalmente, teve atuação destacada em projetos urbanísticos voltados para a cidade. As contribuições foram dadas enquanto professor universitário, secretário municipal, vice-prefeito da capital e, finalmente, prefeito (cargo exercido entre 31 de março de 2010 e 31 de dezembro de 2012).
Atuação profissional
Luciano Agra começou a sua carreira profissional na década de 1970, atuando na Coordenadoria Geral de Planejamento da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Ele também coordenou a equipe técnica responsável pela revisão do Código de Urbanismo da Capital, em 1979, e gerenciou o Projeto Cura, pela PMJP. Em Campina Grande, ocupou o cargo de diretor técnico da Companhia de Desenvolvimento da Prefeitura Municipal.
Retornando para João Pessoa, na década de 1980, Luciano Agra foi gerente de Infraestrutura da Unidade Administrativa do Projeto Especial Cidades de Porte Médio, do Aglomerado Urbano de João Pessoa, na PMJP; assessor especial do Gabinete de Planejamento do Governo do Estado da Paraíba; arquiteto do Projeto Costa do Sol e primeiro secretário executivo da Comissão Estadual de Gerenciamento Costeiro.
Na década de 1990, foi coordenador da equipe técnica responsável pela revisão dos Códigos de Urbanismo, Posturas, Obras e Edificações do Município de João Pessoa, coordenador da Câmara Especializada de Arquitetura (CEARQ), e membro da Comissão de Ética do CREA-PB. Também foi conselheiro representante do Centro de Tecnologia da UFPB junto ao CREA-PB e membro da diretoria do próprio Conselho no ano de 2002.
O político – Após passar vários anos na administração pública, e ter desenvolvido diversos projetos urbanísticos desenvolvidos nos Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, Luciano Agra coordenou, em 2004, a elaboração do plano de governo do então prefeito Ricardo Coutinho, no primeiro mandato. No ano de 2005, assumiu a Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal da Capital.
Filiado ao PSB, em 2008, foi convidado para ser o vice da chapa de reeleição do prefeito Ricardo Coutinho, tomando posse do cargo em 2009. Em 2010, com a ida de Ricardo Coutinho para a disputa do governo do estado, foi diplomado Prefeito de João Pessoa. No ano de 2013, após deixar o mandato, Agra filiou-se ao Partido Ecológico Nacional (PEN), e algum tempo depois voltou a assumir a função de professor Departamento de Arquitetura da UFPB.
Confira a íntegra da nota
Nota de pesar
A Paraíba inteira está de luto. Perdemos hoje um grande paraibano, Luciano Agra. Perdemos o amigo, o companheiro, o gestor e, sobretudo, o urbanista que soube dar a João Pessoa, durante os anos em que ocupou os cargos de secretário e prefeito, a atenção e a dedicação merecida pela população.
Tive com Luciano Agra uma longa e respeitosa convivência na luta pela melhoria das condições de vida de quem mais precisa, em João Pessoa. Dividimos palanques políticos em várias oportunidades e mesmo quando estivemos em trincheiras distintas, a relação de respeito e admiração nunca foi abalada.
Luciano Agra sempre mereceu a mais profunda admiração de todos os que estiveram ao seu lado, pelo caráter e honradez com que se dedicou à vida como docente e gestor público.
Minhas condolências aos familiares e às pessoas que, como eu, perderam um grande amigo.
Luciano Cartaxo
Prefeito de João Pessoa