Em mais uma matéria da série de levantamentos do Polêmica Paraíba com dados do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), que mostram em um ranking quem são os municípios mais e menos transparentes do estado, desta vez serão mostrados aqueles que tiveram suas avaliações zeradas, ou seja, sem nota, na plataforma.
Os dados em questão são obtidos pelo robô Turmalina, que trabalha todos os dias durante a noite analisando os portais da transparência de todas as cidades paraibanas, aplicando filtros desenvolvidos pelo TCE-PB, para, a partir deles, classificar o site em questão como mais ou menos transparente.
São nove categorias avaliadas, sendo cada uma delas divididas em várias subcategorias. São elas: Instrumentos de Planejamento (30 pontos); Processos Licitatórios (150 pontos); Contratos (40 pontos); Convênios (45 pontos); Receita Orçamentária (45 pontos); Receita Extraorçamentária (15 pontos); Despesa Orçamentária (120 pontos); Despesa Extraorçamentária (50 pontos); e Pessoal (50 pontos).
Somando todas as categorias, cada município pode receber até 545 pontos, a depender da disponibilidade ou não desses dados acima citados. O robô trabalha fiscalizando todos os 223 portais diariamente verificando essa facilidade ou não de se obter tais informações.
Com isso, tendo como referência este domingo (9), 75* municípios estão zerados segundo a avaliação do robô Turmalina. Vale lembrar, no entanto, que como essa verificação é diária, no dia seguinte esses municípios podem ter sua nota atualizada.
Procurado pela redação do Polêmica Paraíba, o TCE-PB justificou que municípios listados com nota 0 (zero) podem ter cumprido os requisitos de pontuação, mas que problemas técnicos no portal da transparência da própria prefeitura no momento da avaliação do robô podem atrapalhar na pontuação final. Ainda, o órgão lembrou que o robô Turmalina está em fase de testes.
Perguntado também se esses municípios em questão são alertados, a assessoria do TCE-PB informou que o próprio robô faz uma notificação inicial ao município, mas que caso a pontuação zerada permaneça, o Tribunal de Contas entra em contato com a cidade em questão.
Destacam-se entre as cidades listadas com nota zero Campina Grande, Araruna, Pedras de Fogo, Lucena, Itabaiana, Lagoa Seca, Solânea, Itaporanga, Coremas e Sobrado. Confira abaixo quem são todos os municípios com as notas zeradas nessa quinta-feira (6):
Itatuba
Campina Grande
Juripiranga
Natuba
Bom Jesus
Serra Grande
Lagoa Seca
Solânea
Itaporanga
Araruna*
Itapororoca
Cruz do Espírito Santo
Teixeira
Pilar
Barra de Santana
Sobrado
Belém do Brejo do Cruz
Marizópolis
Montadas
Borborema
Caturité
Matinhas
Logradouro
Lagoa de Dentro
Santa Cecília
Mãe d’Água
Santa Inês
Tenório
Ouro Velho
Joca Claudino
Amparo
Alcantil
Pedras de Fogo
Juazeirinho
Coremas
Alagoinha
Serra Branca
Lucena
Mogeiro
Imaculada
Mulungú
Desterro
Juarez Távora
São Mamede
Cacimbas
Caiçara
Cuitegi
São José de Caiana
Igaracy
Malta
Catingueira
São Bentinho
Riachão do Bacamarte
Santa Terezinha
São João do Tigre
Prata
São José do Sabugi
Olivêdos
São Sebastião do Umbuzeiro
Marcação
Santa Cruz
Damião
Sertãozinho
Nova Palmeira
Caraúbas
Duas Estradas
Gurjão
São Francisco
Carrapateira
São Domingos do Cariri
Coxixola
Bom Sucesso
Mato Grosso
São José do Brejo do Cruz
Itabaiana
Brejo dos Santos
Observação: Foi percebido na manhã desta terça-feira (11) que a cidade de Araruna, que está zerada no ranking do robô Turmalina, o portal encaminha para a cidade de Araruna no Paraná. Por conta disso, a contagem inicial de 76 municípios foi reduzida para 75 até que seja regularizada a situação da cidade paraibana.
Em contato com André Agra, auditor do TCE-PB responsável pelo robô Turmalina, foi explicado que o robô e o próprio Tribunal já estão cientes desse erro, mas que é preciso de um prazo de dois a três dias para que o robô possa redirecionar e avaliar o portal da cidade paraibana.
Ele lembrou que o robô está em fase de testes (com previsão de lançamento oficial ainda neste mês ou no mais tardar em maio) e que atualmente já compreende com 95% de confiança.
Ainda, André explanou que todas as cidades zeradas são comunicadas pelo robô onde estão falhando e obtendo nota zero.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba