Ao proferir novo discurso na Tribuna do Senado Federal, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB), voltou a defender a execução de um projeto de revitalização do Porto de Cabedelo, o mais oriental do país.
No pronunciamento, Raimundo Lira relatou detalhes da audiência que manteve com o ministro da Pesca Ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho. Ele destacou que o Porto construído em 1908, é o mais próximo da Europa e que já tem mais de 100 anos de fundação, Segundo Lira, o ministro se comprometeu em enviar uma equipe técnica de engenheiros nos próximos 15 dias para fazer uma avaliação e ver a possibilidade de executar um projeto de de ampliação e modernização do Porto de Cabedelo.
O terminal conforme relatou Raimundo Lira, foi fundado em 1908 e precisa de uma reforma, visto que já se encontra em andamento, por um processo de revitalização feito de forma superficial em convênio com o Exército.
Segundo entende o senador, é fundamental que o porto seja modernizado e tenha o seu calado aprofundado de 9 para 11 metros de profundidade para receber grandes navios cargueiros e transatlânticos, o que impulsionará a economia estadual.
— O ministro ficou muito entusiasmado e conversamos também a respeito de fazermos um trabalho em conjunto com o Ministério do Turismo, porque é de fundamental importância que o Porto de Cabedelo seja modernizado, o seu calado – que atualmente é de oito metros, passe para onze ou treze metros de profundidade – para receber grandes navios cargueiros e grandes transatlânticos que são de fundamental importância para o turismo da Paraíba e do Nordeste — disse o senador.
A obra segundo prevê Raimundo Lira com base em estudos técnicos, demandaria investimentos na ordem de R$ 320 milhões.
“Um investimento relativamente barato para uma obra de tamanha importância social, econômica e política. Portanto, é um investimento perfeitamente viável mesmo no Brasil em ano de crise como nós estamos atravessando” disse.
Ele também defendeu a construção, nas proximidades do Porto de Cabedelo, de um porto pesqueiro internacional e de um estaleiro para a manutenção da frota internacional que navega pelo Atlântico e a construção e a manutenção de navios pesqueiros.
O senador também anunciou que nos próximos 30 dias, o ministro deverá visitar e ver pessoalmente o potencial que o Porto oferece.
“Tenho certeza que o futuro será mais promissor e a Paraíba será prestigiada com o governo federal” afirmou.