A nova composição de parlamentares da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) só vai tomar posse no dia 01 de fevereiro, mas mesmo antes de assumirem os cargos, os futuros parlamentares já começam a se dividir em torno de pautas políticas e ideológicas, formando sub-grupos dentro das bancadas principais de oposição e situação ao Governo de João Azevedo (PSB).
Com base no comportamento dos deputados, especialmente nessa fase de articulações políticas e sinalizações de quais serão as posturas que eles irão adotar em plenário, a redação do Polêmica Paraíba projetou a existência de pelo menos cinco grupos que deverão se estabelecer na Casa de Epitácio Pessoa.
Hoje a reportagem destaca dois desses agrupamentos de deputados: a ala dos apoiadores do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) e a ala de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PSL). Nas próximas postagens, a redação vai mostrar outros grupos, a exemplo dos parlamentares ligados a Romero Rodrigues e os ‘governistas indefinidos’.
O grupo do ex-governador Ricardo Coutinho
Formado por Cida Ramos, Estela Bezerra, Buba Germano, Jeová Campos e Polyana Dutra, todos do PSB, esse grupo é formado por socialistas que foram fiéis escudeiros de Ricardo Coutinho em seus dois governos. Esses nomes têm a tendência de continuar recebendo influência política direta do ex-governador, além de defender seu legado e uma provável postulação dele à Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em 2020.
O grupo do presidente Jair Bolsonaro
A ALPB também vai contar com um grupo ligado ideologicamente ao presidente Jair Bolsonaro. Esse grupo é formado pelos novatos Walber Virgolino (PATRIOTA), Cabo Gilberto Silva (PSL), e por Moacyr Rodrigues (PSL), irmão do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues. Esse trio foi eleito na crista da onda que levou o presidente Jair Bolsonaro à Presidência da República, e deverá manter e defender o discurso do presidente na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba