Um laudo elaborado pela PF (Polícia Federal), com base na quebra do sigilo fiscal da empreiteira Andrade Gutierrez, destaca o pagamento de 3,6 milhões de reais ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2011 e 2014.
Os valores transitaram por uma conta bancária mediante percurso similar ao de recursos que abasteceram empresas investigadas na Operação Lava-Jato por lavagem de dinheiro oriundo de propina. As firmas são ligadas aos operadores financeiros Adir Assad, Fernando “Baiano” Soares, Mário Goes e Julio Camargo.
“Foram identificados lançamentos contábeis indicativos de pagamentos e doações a empresas e instituições vinculadas ao ex-presidente Lula, em um montante de R$ 3.607.347, no período entre 2011 e 2014”, registra o laudo da PF. Os repasses ao petista foram incluídos no item “Pagamentos a ex-agentes públicos”.
Delação
O laudo, assinado em 25 de fevereiro pelos peritos Audrey Souza, Daniel Scarparo e Ivan Pinto, foi anexado nessa segunda-feira ao inquérito aberto para apurar o envolvimento da Andrade Gutierrez no esquema de cartel e corrupção na Petrobras. O documento servirá para a força-tarefa cruzar dados e declarações de executivos da empreiteira nos acordos de delação premiada.
Fonte: O Sul
Créditos: O Sul