Bastidores

LAÇOS FAMILIARES: Saiba quem são os Prefeitos que terão parentes disputando Prefeituras em outras cidades

A política é uma ciência composta principalmente por membros de famílias importantes, que passam por gerações que datam por mais de cinco décadas.

Foto: Marcelo Júnior/ Polêmica Paraíba
Foto: Marcelo Júnior/ Polêmica Paraíba

A política é uma ciência composta principalmente por membros de famílias importantes, que passam por gerações que datam por mais de cinco décadas.

Aqui na Paraíba não é diferente, e muitas dinastias conseguem se perpetuar no poder, em munícipios do litoral ao sertão

Nessa matéria nós iremos citar os casos de cinco Prefeitos que terão parentes disputando Prefeituras em outras cidades.

Foto: Marcelo Júnior/ Polêmica Paraíba

Bal Lins e Chico Mendes: Os primos Bal Lins e Chico Mendes são nomes fortemente ligados à política de São José de Piranhas. Vereador entre 1993 e 2004, Chico deixou de disputar cargos públicos por mais de 10 anos, até se eleger Prefeito em 2016.

Foi no vácuo deixado pela saída de Mendes da vida pública, que Sandoval Vieira Lins, mais conhecido pelo apelido de Bal Lins, apareceu na vida pública se tornando Vereador entre 2009 e 2016. Após não buscar a reeleição em 2016, Bal foi alçado ao posto de Vice no projeto de reeleição de Chico, que venceu às eleições de 2020, com quase 75% dos votos.

O Prefeito decidiu renunciar ao mandato em abril de 2022, com o intuito de se tornar Deputado Estadual, sendo o nono mais votado, com mais de 43 mil votos. Com a renúncia de Chico, Bal assumiu a Prefeitura e irá em busca da reeleição filiado ao PSB. Chico é candidato a Prefeito de Cajazeiras, tendo o apoio do Governador, despontando como favorito nas primeiras pesquisas registradas no TRE.

Foto: Marcelo Júnior/ Polêmica Paraíba

Segundo Domiciano e Chaguinha Lopes: João Domiciano Dantas Segundo, conhecido no meio político como Segundo Domiciano, foi Vereador pois dois mandatos, até ser eleito Prefeito de São José do Sabugi pela primeira vez no pleito de 2016 em uma eleição tranquila ao atingir 84,99% dos votos.

A aprovação da gestão fez com que o Prefeito não tivesse oposição em 2020 e fosse o único Prefeito entre todas às 223 cidades da Paraíba, a ser eleito sem ter um adversário. No mesmo ano, o cunhado de Segundo, Francisco das Chagas Lopes de Souza Filho, foi eleito Vice-Prefeito na chapa encabeçada por Doutor Jefferson em São Mamede.

Filho do ex-Prefeito Chagas Lopes, que comandou São Mamede por cinco mandatos, Chaguinha será o candidato do grupo do Prefeito nestas eleições. No caso de Segundo Domiciano, os rumores apontam que ele deverá sair candidato a Deputado Estadual em 2026 e que promete ser uma das surpresas na Assembleia no futuro.

Foto: Marcelo Júnior/ Polêmica Paraíba

Espedito Filho e Laís Raquel: Espedito Filho era apenas um estreante quando se tornou Prefeito de Triunfo ao derrotar o então Prefeito Zé Mangueira, um nome de bastante experiência na cidadem de forma relativamente tranquila.

Espedito agora no PSB, será candidato a reeleição com apoio do Governador João Azevêdo. Sua esposa Laís Raquel, é candidata a Prefeita de Poço de José de Moura, também pelo PSB, tendo apoio dos Deputados Wilson Filho e Wilson Santiago, em uma disputa contra o grupo do Prefeito Paulo Braz.

Foto: Marcelo Júnior/ Polêmica Paraíba

Juliano Matuto e Rubia Matuto: A família Matuto é muito forte na cidade de São José de Princesa. Luiz Ferreira de Morais, mais conhecido como Luiz de Matuto foi Vereador e Prefeito por quatro mandatos.

Nos últimos dois mandatos entre 2009 e 2016, Luiz teve como sua Vice, a própria filha, Ãngela Rubia Diniz Morais. O outro filho do ex-Prefeito, Juliano, foi Vereador da cidade entre 2009 e 2020, quando se elegeu Prefeito, com quase 80% dos votos.

Juliano buscará a reeleição filiado ao Republicanos e Rubia será a candidata de oposição na cidade vizinha de Princesa Isabel, sendo apoiada pela família Moura e pelo Senador Efraim Filho.

Foto: Marcelo Júnior/ Polêmica Paraíba

José Ribeiro e Adriana Nirinha: O caso de José Ribeiro e Nirinha tem uma peculiaridade que o difere dos outros citados na matéria.

Vice-Prefeito entre 2013 a 2020, Ribeiro foi eleito Prefeito de Cubati, ao atingir pouco mais de 65% dos votos, em sua primeira eleição como cabeça de chapa. Sua esposa, Adriana Nirinha, havia se filiado ao MDB em janeiro deste ano, com o intuito de sair candidata à Prefeita do grupo de oposição de Soledade.

A reviravolta aconteceu no dia 9 de fevereiro, quando Nirinha desistiu da candidatura, migrando para o PSB e se tornando candidata à Vice na chapa da situação, que será encabeçada por Miranda Neto, filiado ao PP.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba